07/01/2014

Passo a passo: veja como limpar a piscina

Passo a passo: veja como limpar a piscina

Fonte: Revista do ZAP

Para garantir os banhos refrescantes nos dias quentes de verão, é preciso fazer a correta limpeza da água e dos revestimentos

Nos dias de calorão, nada melhor do que um belo banho de piscina. Para não comprometer a diversão, contudo, é preciso alguns cuidados para mantê-la sempre limpa. Mais ainda, o ideal é que a manutenção seja feita durante o ano inteiro. Veja o passo a passo para essa limpeza:

1. A primeira etapa é limpar a região em volta da piscina. Afinal, o vento e a passagem de pessoas podem carregar sujeiras para dentro dela;


2. Em seguida, limpe o skimmer (ou coadeira), responsável por produzir pequenas ondas que ajudam a levar os resíduos na água para o filtro. Também faça a limpeza manualmente do depósito para onde foram levadas as sujeiras;

3. A limpeza da superfície é simples e deve ser feita regularmente. Com a ajuda de uma rede, basta retirar resíduos visíveis que ficam boiando, como folhas, galhos e insetos.

4. O passo seguinte é destinado à limpeza do revestimento da piscina, que pode ser de azulejo, para evitar a formação de algas. Lembre-se de utilizar os materiais apropriados para cada tipo: uma escova dura para piscinas de concreto e outra macia para as de fibra de vidro ou emborrachadas. Não use palha de aço e escovas metálicas nos azulejos, pois podem arranhá-los. Também limpe as escadas, cascatas e outros acessórios.

5. A sujeira retirada das bordas acumula no fundo da piscina. Então, é necessário aspirá-la lentamente, como se estivesse aspirando o chão da sua casa. Conecte a ferramenta de sucção, como o skimmer, por exemplo, à mangueira do aspirador (que deve estar submersa nesse momento). Ao remover o aparelho, tome cuidado para que os resíduos não caiam novamente na piscina.

6. O último passo é a aplicação do cloro. Siga a recomendação de uso do fabricante descrita no rótulo da embalagem. Vale lembrar que o ideal é seguir a ordem correta de limpeza descrita acima e não pular nenhuma etapa. Assim, a eficácia do trabalho será garantida e você poderá se divertir com segurança.

Água cristalina
Você deve cuidar para que o PH não fique nem abaixo e nem acima do nível indicado (entre 7.2 a 7.6 ) com o kit teste. Esse kit vem com um recipiente de plástico, com dois espaços, para você encher com a água da piscina até a marcação indicada e dois reagentes para misturar na água. No espaço indicado para medir o PH é preciso que se coloque quatro gotas do reagente Fenol. E no outro recipiente você vai misturar o reagente Ortotolidina, que vai medir o cloro. Isso é necessário porque as chuvas são muito ácidas e podem escurecer a água.

Leia mais:
>> Saiba quais os tipos de piso mais indicados para a área da piscina
>> Verão refrescante: veja 10 sugestões para aproveitar ainda mais a piscina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.