26/08/2008

Patchwork presente também em ambientes mais sofisticados

Fonte: Globo online

Na Casa Cor Rio 2008, por exemplo, o arquiteto Maurício Nóbrega usou uma interessante banqueta de patchwork feita com retalhos de tapetes para compor seu ambiente

Zap o especialista em imóveisPatchwork em ambientes contemporâneos

RIO – Técnica que surgiu para reaproveitar retalhos e confeccionar colchas, em tempos parcos, conquista cada vez mais arquitetos e decoradores. Em geral, o patchwork era usado nos detalhes como nas almofadas e mantas sobre os sofás. Mas o trabalho, praticamente, manual evoluiu e vem resultando em peças contemporâneas e diferenciadas. Na Casa Cor Rio 2008, por exemplo, o arquiteto Maurício Nóbrega usou uma interessante banqueta de patchwork feita com retalhos de tapetes para compor seu ambiente.

– Acho a peça linda. Tem o contraste de uma estrutura moderna com o antigo. Todo o meu ambiente traz essa mistura entre o moderno e o antigo. No dia-a-dia, é uma a peça que pode ser usada para calçar um sapato, deixar a roupa ao chegar da rua ou para um amigo se sentar – afirma Nobrega.

O design Juan Alejandro, da JP Design, conta que a peça é resultado de uma parceria com Hélio Szalay, que desenvolveu a estrutura em aço e inox e o patchwork para o estofamento com diversos retalhos de tapetes persas e orientais costurados numa máquina especial. A peça foi feita sob medida. Além de banquetas, o material também pode ser usado para forrar sofás.

A projetista Flavia Utchitel diz que cada vez mais os clientes estão valorizando as peças feitas à mão e personalizadas.

Zap o especialista em imóveisTrabalhos em patchwork dá cor ao ambiente

– Diante da tendência dos tons neutros na decoração, o patchwork é uma ótima alternativa para dar aquela pincelada de cores aos ambientes. Um quilt colorido pode ser ainda mais valorizado com uma moldura bacana – afirma Flavia.

Ou seja, foi-se o tempo em que as peças artesanais decoravam somente salas e varandas de casas de campo e de veraneio. Elas ultrapassaram fronteiras e são adotadas também em ambientes sofisticados. Colchas, almofadas, tapetes, bandôs para cortinas, toalhas e almofadas estão entre a peças que podem ser produzidas com retalhos multicoloridos.

Zeca Medeiros, que organiza anualmente o evento Rio Patchwork Design, diz que o mercado vem crescento muito no Brasil nos últimos oito anos. Ele diz que a técnica, largamente difundida nos Estados Unidos, vem sendo aprimorada pelos artesãos brasileiros, que acrescentaram um modo próprio e diferenciado de produção. Ou seja, vale a criatividade de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.