23/09/2005

Pé direito alto alia sofisticação e modernidade

Fonte: Editoria Zap

Arquiteta dá dicas para valorizar ambientes amplos

A norma estabelece que a altura mínima das paredes em um imóvel deve ser de 2,70m, mas nada impede que se opte por medidas superiores. Projetos com pé direito alto, muito comuns em hotéis e casas de alto padrão, são uma tendência que faz cada vez mais sucesso nos empreendimentos de luxo.

Detalhes arquitetônicos como salas com pé direito duplo e amplos terraços garantem a entrada de muita luz natural e vista para o verde, o que seduz os proprietários. “Uma sugestão interessante é o pé direito duplo aliado a grandes panos de vidro, o que proporciona um ambiente amplo, ventilado e totalmente integrado com o exterior, trazendo a natureza para dentro de casa”, indica a arquiteta Cynthia Pimentel Duarte.

O pé-direito alto contribui para uma boa ventilação e pode ser responsável também por outras funções, além das utilitárias. No hall de entrada ou na sala, por exemplo, que é normalmente a área de maior dimensão da casa e o lugar do convívio da família, ele determina a generosidade de espaço do ambiente, tirando partido da composição dos planos de fechamento das áreas íntimas e de serviço. “Quem opta por esse tipo de construção tem a vantagem de contar com ambientes mais amplos, de iluminação ousada, passando sensação de glamour e conferindo um ar moderno”, afirma Cynthia.

Para valorizar o pé direito duplo, diversos recursos de iluminação podem ser utilizados, dependendo do resultado que se deseja. Se o teto for de vidro, uma dica que Cynthia dá é criar uma iluminação contornando o vão, fazendo o facho de luz incidir no teto suavemente, sem ofuscar o céu, para ressaltar a magnitude do ambiente. “Como há espaço, outra idéia é a instalação de luminárias em vigas. As sancas são uma opção muito interessante, pois permitem iluminação indireta do ambiente, deixando a instalação de focos direcionados para os quadros e objetos que devam ser realçados”, diz a arquiteta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.