02/08/2013

Pedras na decoração tornam os ambientes práticos e sofisticados

Pedras na decoração tornam os ambientes práticos e sofisticados

Fonte: Revista do ZAP

Para garantir projetos arquitetônicos bonitos e seguros é preciso escolher o tipo de pedra certa para cada situação

Um dos materiais capazes de transformar o visual de um ambiente, que conferem sofisticação à decoração, são as pedras. Se escolhidas com cuidado, observando as características de cada material e o uso que se vai dar pra ele, as pedras se tornam uma boa opção de revestimento tanto interno quanto externo. Além da beleza, a praticidade é um benefício para quem escolhe por este material na decoração, já que os cuidados para manutenção são poucos.

 pedras

As pedras são boas opções para uso em pisos de área gourmet, bordas de piscinas, bancadas de cozinhas, bancadas de lavabos, lareira e pisos externos, mas o seu uso em diferentes locais, como as fachadas e as paredes, tem aumentando bastante. Segundo a arquiteta Estela Netto, “áreas internas podem ter superfícies polidas, pois não precisam ser antiderrapantes. Sendo assim, pedras como os mármores podem ter um uso bastante satisfatório. Na hora de escolher, é importante também avaliar para qual ambiente interno a pedra será destinada. Numa cozinha, por exemplo, a bancada e o piso têm necessidades diferentes”.

 pedras

 

Para o uso externo em pisos, a principal característica é que o material seja antiderrapante e resistente. Escolhida a pedra, é o tipo de acabamento que vai dar o tom que se quer para cada ambiente. Externamente, os acabamentos jateado ou flameado (com aspecto rugoso e ondulado pela ação do fogo) são boas opções, pois a superfície fica áspera.

 pedras

 

Como explica o diretor da marmoraria Directa Piedras, Marcelo Milagre, “existem mais de dois mil tipos de pedras voltadas para área interna”, por isso é importante a ajuda de um profissional na hora de escolher o melhor tipo de pedra para cada situação.

Clima
Apesar de sofisticado, um ambiente revestido com pedras, principalmente nas paredes, fica mais frio se o local foi úmido. Essa característica pode ser usada a favor na residência, com o uso de pedras em locais mais abafados, por exemplo.

E mesmo que a manutenção seja fácil, ela tem que existir para manter o aspecto bonito do material. Para pedras lisas, a limpeza pode ser feita com um pano úmido na maioria dos casos, o cuidado só deve ocorrer com os produtos abrasivos, que podem marcar ou manchar a pedra. Já nas mais rústicas, a limpeza pode ser feita com escova e sabão e em intervalos regulares, pois nesse material a poeira pode se acumular com mais facilidade.



Leia mais:
>> Tampo de mesa parece estar sobre pedras prestes a cair
>> Almofadas e pufes imitam pedras e parecem verdadeiras rochas de lã

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.