11/04/2016

Pedras populares são coringas na decoração

Tipos como brita, brita branca e seixo podem ser usadas em vários cômodos da casa

Fonte: ZAP em Casa

Ter um jardim é sempre agradável, seja na área externa, em uma varanda ou mesmo em um arranjo com vasos em algum cantinho da casa. Em todas as situações as pedras proporcionam um acabamento charmoso e dão aspecto profissional.

+ Saiba como usar bexigas para incrementar a decoração de casa

+Veja como pendurar quadros e não errar

A psiquiatra Mariane Caiado quis trazer o jardim para dentro de sua residência. Ela morava em uma casa grande, cercada de verde, e sentiu necessidade de fazer um cantinho especial para as plantas quando se mudou para um apartamento. Depois de procurar ideias de como faria esse jardim, comprou plantas que gostam de sombra, vasos e pedras para finalizar.

Usou as do tipo seixo, encontradas facilmente em lojas de material de construção ou jardinagem, e o jardim foi feito em um vão embaixo de uma escada. “Na construção desse jardim é preciso prever uma manta drenante para que a pedra não fique direto em contato com a terra facilitando sua limpeza”, diz a arquiteta Luiza Valle.

jardim_pedra_brita
Quem quer ter um espaço verde dentro de casa pode apostar nas pedras para criar um ambiente aconchegante (Foto: Arquivo Pessoal/Mariane Caiado)

Em uma outra área do apartamento, em um vão sem função na parede, Mariane isolou o canto com uma chapa de acrílico e plantou antúrios. Arrematou o espaço também com as pedras. “Foi super fácil montar esse espaço e demorei cerca de duas horas. Deu um astral muito especial no apartamento”, conta ela.

pedras
As pedras dão um charme a mais na decoração e podem ser usadas em diversos ambientes (Foto: Arquivo Pessoal/Mariane Caiado)

Assim como Mariane, muitas pessoas utilizam as pedras em ambientes internos. As mais procuradas são as do tipo brita, brita branca, seixo Catarina, mármore, argila amarela, arenito fino, dolomita branca e argila expandida. Esta última não é propriamente uma pedra, mas é muito usada por seu baixo custo.

Quanto mais escuras as pedras forem, mais baratas elas custarão. Uma dica importante é não colocá-las em lugares de passagem. “Além de não serem confortáveis de se andar em cima, podem escorregar e causar acidentes”, orienta a arquiteta Bruna Sandeville.

Eles podem estar na cozinha, nos corredores, nas salas, em vários ambientes. Os vasos de plantas ficam bem mais bonitos quando têm pedrinhas decorando seus pratos ou terras.

pedras_decoracao
As pedras dão outro visual ao ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

As arquitetas e sócias Lisete Ramos e Luiza Valle costumam usar diferentes tipos de pedras em seus projetos. Em um deles, em um banheiro do tipo lavado, as seixo arredondadas entraram como item decorativo abaixo da pia. Foi feito uma espécie de degrau no piso e as pedras foram acrescentadas. Elas ficam soltas, mas ao nível do piso. Luiza ensina que o melhor é que se use pedrinhas maiores em ambientes internos e externos. “É que usar pedras muito pequenas impacta em maior manutenção, porque elas facilmente se sujam com poeira e terra, por exemplo”, diz a profissional.

 

+ Painel para tv pode ser coringa na decoração

+ Aprenda a montar um jardim para espaços pequenos

+ Aprenda a usar pedras preciosas e cristais na decoração

+ Pedras podem dar novo visual às paredes

+ Pedras na decoração tornam os ambientes práticos e sofisticados

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

4 Comentários

  1. Olá, Alvimar! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  2. Olá, Ana Lima! Obrigada pelo seu comentário! Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.