08/07/2012

Pelotas aposta na beleza das charqueadas para atrair mais visitantes

Pelotas aposta na beleza das charqueadas para atrair mais visitantes

Fonte: Revista do ZAP

Cidade gaúcha é considerada essencial para o desenvolvimento do turismo na Costa Doce

O patrimônio arquitetônico exposto no centro histórico de Pelotas, que ainda hoje impressiona quem visita a cidade, não seria erguido se não fosse o esplendor econômico vivido durante o século 19, baseado, principalmente, na produção e comércio de charque.

Essa espécie de época de ouro chegou ao fim a partir da abolição da escravatura no Brasil, em 1889, que pôs fim ao principal mercado consumidor do produto. Enquanto a área urbana de Pelotas continuou a crescer ao longo do século seguinte, fazendo com que a cidade se tornasse um importante centro de serviços na metade sul do Rio Grande do Sul, as fazendas deixaram de ter a importância econômica de outrora.

Divulgação

A importância histórica e cultural das antigas charqueadas, no entanto, não se perdeu, assim como permaneceu intacto o charme das fazendas e a beleza das paisagens no entorno do Arroio Pelotas e de toda a Costa Doce.

Aproveitando o momento de crescimento do turismo na Costa Doce, fruto de projetos do poder público e da iniciativa de empresários locais, as charqueadas tornaram-se especialmente atrativas para quem visita a região. Os modelos de negócio variam, mas têm em comum o conceito de aliar, a um passado rico em referências históricas, todo o conforto da vida no campo.

A Charqueada São João organiza visitas guiadas por suas dependências e aluga espaços para eventos. A beleza natural e a boa conservação das construções pesaram para que o local fosse escolhido como um dos cenários do filme O Tempo e o Vento, cujas gravações recebeu em maio. Em 2002, já havia servido de morada para os personagens de A Casa das Sete Mulheres, minissérie da Globo.

“Recebemos desde turmas de escola até turistas estrangeiros interessados em conhecer mais sobre o passado da região”, diz Stela Terra, proprietária do local.

Outro atrativo da São João são os passeios de barco, já tradicionais no Arroio Pelotas e oferecidos, também, pela Charqueada Boa Vista, em diferentes horários e formatos.

A Charqueada Santa Rita não fica atrás no quesito infraestrutura, e tem como diferencial o fato de ser, também, uma pousada. Por lá, já se hospedaram os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Comporta ainda o Museu do Charque, dedicado à história da produção da carne salgada na região.

De olho no potencial turístico da Costa Doce, o governo estadual vê com bons olhos o desenvolvimento dessa indústria na cidade.

“Pelotas tem tudo para tornar-se um centro do turismo na Região Sul, devido à oferta de serviços e ao patrimônio histórico e cultural que soube conservar”, afirma a secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira.


Leia mais:
>> Veja imóveis à venda em Pelotas
>> Veja imóveis para alugar em Pelotas
>> Anuncie seu imóvel no Pense Imóveis

Tags: destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.