15/01/2012

Pense Imóveis inova e muda site para tornar a oferta e busca de imóveis mais fácil e eficiente

Pense Imóveis inova e muda site para tornar a oferta e busca de imóveis mais fácil e eficiente

Fonte: Revista do ZAP

Além de ganhar um novo site com tecnologia de referência em buscadores, o Pense Imóveis entra para o mundo das publicações impressas com revista de distribuição gratuita e especial

Não é apenas um novo layout. O principal site de classificados imobiliários do Sul do país – conforme dados do ComScore –  mudou não apenas detalhes estéticos. Reformulado, ele chega para tornar mais simples e agradável o processo de oferta e busca de imóveis. Aplicando a tecnologia de referência em buscadores – o Google – e focando nas necessidades do usuário, o Pense Imóveis apresenta, a partir deste domingo, dia 15, a um novo mecanismo: mais rápido, mais fácil e intuitivo.

home novo site pense imóveis
















O Pense também passa a oferecer mais um canal para conversar tanto com quem quer comprar ou alugar uma casa quanto com quem quer vender, construir e decorar esse endereço. A Revista Pense Imóveis, que já existe na internet desde o lançamento do site, em março de 2010, expande-se, a partir de março de 2012, para uma versão impressa, dando mais opções de conexão entre consumidores e players do mercado.

Novo site
“O ponto de partida do processo foi uma pesquisa realizada com usuários e representantes do mercado, principalmente imobiliárias“, explica o gerente de desenvolvimento de produto, Maurício Centeno. A pesquisa foi realizada em janeiro deste ano pela consultoria 2Day e serviu para avaliar quais as principais necessidades de melhoria do produto.

A pesquisa mostrou que, apesar de os usuários gostarem do site, havia falhas na lógica de busca que era utilizada. “Eles queriam que o site tivesse a navegação mais flexível, reclamavam da excessiva quantidade de campos a serem preenchidos repetidamente, a cada nova busca, e o achavam muito poluído”, resume Centeno.

Com a avaliação do mercado na mão, a equipe fez o tema de casa. Foram nove meses de trabalho de um time de 25 pessoas, que uniu profissionais do Grupo RBS, da CWI Software e da TouchPoints para desenvolvimento de produto e design de interação. “Começamos em fevereiro e entregamos a versão beta funcional agora em novembro”, celebra Centeno.

Tecnologia Google
A E-Storage, representante do Google, foi integrada à equipe e ajudou a implementar um dos grandes diferenciais do novo site: a tecnologia utilizada pelo buscador que domina o mercado de internet, conhecida como GSA (Google Search Appliance). É o que permite que o internauta faça buscas abertas no novo Pense Imóveis. Basta digitar o que se quer e todas as ofertas relevantes para o usuário serão mostradas na tela.

O Pense é o único no segmento de classificados online do Brasil que utiliza a tecnologia de busca do Google. “Aprimoramos o produto para que ele seja ainda mais centrado no usuário, o que consequentemente beneficia o anunciante, pois assim geramos um contato mais qualificado entre eles e o consumidor final.”

Grandes novidades
O primeiro impacto da mudança já será sentido no acesso: um novo layout, destacando o principal serviço do Pense: a busca. Aberta e viva, ela permite que o usuário digite as palavras-chave da busca – e ainda sugere complementos para ajudar a refinar o resultado.

A visualização do resultado da busca mudou graficamente, ganhando mais destaques, ordenação por relevância diferenciada – baseada em 140 critérios identificados pelo Google – e opções de filtragem de resultados na direita (tipo de imóvel, se ele é novo ou usado, número de dormitórios, vagas na garagem, banheiros, preço, infraestrutura ou até área em metros quadrados.

O detalhe de anúncio também tem diferenças gráficas na forma de exposição. Além de usar fotos maiores, ainda é possível “passear” virtualmente pela rua do endereço do imóvel pesquisado pelo aproveitamento do recurso do Google Street View.

Se mesmo assim o usuário quiser diminuir seu tempo de navegação e deixar que o Pense Imóveis “trabalhe” por ele, basta cadastrar os requisitos procurados na casa, apartamento ou sala comercial que um alerta com imóveis que batem com esses critérios na base de dados será enviado por e-mail.

Novas opções de espaços publicitários
A mudança também atinge as opções de espaço publicitário. Além das posições de destaque atuais, na capa do site, o anunciante poderá comprar uma vitrine própria. Estará ainda à disposição uma posição nova para anuncio na navegação entre as vitrines.

A ferramenta possibilita a entrega de publicidade segmentada a partir dos critérios da busca feita pelo usuário (se é imóvel novo ou usado e se é lançamento em Porto AlegreFlorianópolis ou Caxias do Sul, por exemplo). A ferramenta permite que sejam feitas entregas de links patrocinados no mesmo formato entregue pelo Google em suas buscas.

Inteligência de gerenciamento
A inteligência tecnológica que favorece o internauta na hora do uso também poderá ser explorada por clientes e parceiros. A partir de fevereiro deverão estar disponíveis relatórios de performance atualizados, com informações precisas sobre quais ofertas são mais clicadas, de que forma os leitores estão chegando lá, quantos contatos foram feitos, quantas foram as visualizações do anúncio.

A revista impressa
As novidades do Pense Imóveis seguem com a expansão da marca para o mundo das publicações impressas. “É o aperfeiçoamento da lógica de integração, dando múltiplas alternativas para que usuários, leitores e parceiros atinjam seus resultados”, garante o diretor de Classificados Digitais do Grupo RBS, Marcelo Leite.

A experiência veio do bem sucedido Salão Pense Imóveis, realizado no final de setembro no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. “O site especial que fizemos e o Salão foram orientados, desde o planejamento, para trabalharem de forma integrada e serem a mesma voz em diferentes canais. É essa integração que gera o serviço que as pessoas estão buscando”, comenta Leite.

A certeza desse resultado está baseada em números. O Salão obteve mais de 17 mil visitas e interações entre o evento e o hotsite, contando com mais de 80 mil ofertas disponíveis. Online, foram mais de 12 mil usuários únicos, que geraram quase 90 mil visualizações de página e passaram, em média, 11 minutos e meio navegando nas ofertas e se informando sobre os imóveis antes de visitar os estandes no Barra. “O usuário chegava bem informado, pronto para acertar a compra.”, resume o executivo.

Garanta seu exemplar da revista impressa
A Revista Pense Imóveis terá distribuição gratuita e especial. Além de ser distribuída em pontos nobres das cidades de Porto Alegre e Canoas, grande parte da tiragem será entregue na casa de um grupo de assinantes, definido a partir de um corte de perfil no mailing do banco de dados do Grupo RBS.

Quem ficou interessado em receber a Revista Pense Imóveis, mas não faz parte deste grupo de assinantes, pode se cadastrar para assiná-la e receber em casa gratuitamente por três meses. Só é preciso fazer seu cadastro aqui.

O gerente executivo do Pense Imóveis, Marco Gomes, garante que esse esquema diferenciado de distribuição. “Existe um objetivo do Grupo RBS de o Pense se tornar uma plataforma de 360 graus, cada vez mais acessível para as pessoas, servindo como apoio na tomada de uma decisão da importância que tem a compra ou aluguel de um imóvel.”

Tamanho dobrado, melhoria contínua
Cercado de novidades, o desafio do Pense Imóveis é dobrar de tamanho em 2012. Em 2011, o crescimento foi de 85% no total de ofertas (44.322 ofertas em setembro de 2010 em relação a 82.292 em setembro de 2011).

Leia mais:
>> Anuncie seu imóvel no Pense Imóveis


Tags: destaques

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