14/07/2014

Pense no teto na hora de decorar a casa

Revestimentos podem dar um charme todo especial aos ambientes

Fonte: ZAP Imóveis
Tetos de madeira dão um charme a mais à decoração de casa (Fotos: Shutterstock)
Tetos de madeira dão um charme a mais à decoração de casa (Fotos: Shutterstock)

A escolha do teto que será usado em um ambiente, especialmente nos residenciais, vai depender do tema que a pessoa quer incorporar à sua decoração. Para a arquiteta Elaine Delegredo, essa parte do ambiente pode fazer toda a diferença, passando a imagem de sofisticação, luxo, modernidade, de acordo com o clima que você pretende transmitir ao local.

Conheça seis celebridades que compraram casas para as mães

Confira o manual da reforma perfeita

Caso a opção seja por um ambiente mais clean, a dica é usar tabica ou junta de dilatação. Trata-se daquele modelo que tem um espaço entre a parede e o teto, que dá a ideia de que o teto está flutuando. “Esse tipo de teto não causa grande impacto no visual e dá mais tranquilidade na hora de escolher os itens de decoração do imóvel”, explica o arquiteto Augdan de Oliveira Leite.

Se a opção for por algo mais moderno, os tetos de lambri ou madeirinha são os mais indicados. “Esse é um tipo de teto bem mais trabalhado e o material permite fazer desenhos ou deixar o teto com curvas, por exemplo. Neste caso, é importante que a separação entre as madeirinhas sejam idênticas, normalmente com 2 cm de distância”, aconselha o arquiteto.

Desenhos no teto podem ser feitos de acordo com o gosto de cada um
Desenhos no teto podem ser feitos de acordo com o gosto de cada um

O estilo clássico fica por conta das molduras de gesso. “Para ter um meio termo ao usar esse método, a sugestão é optar pela moldura grega no rodateto e deixar todo o restante liso. Dessa forma, a harmonização com a decoração fica mais fácil”, sugere Augdan.

As chapas de aço são interessantes para quem quer um estilo mais moderno à decoração. Mas é necessário muito cuidado para não ter um teto que chame mais atenção do que o restante da casa. Normalmente esse tipo de material tem cor cromada, que dá um aspecto futurístico. “É importante, então, que todo o ambiente parta para esse tipo de elemento, dando essa harmonia entre as escolhas”, avalia.

“Já os revestimentos em PVC ou qualquer outro tipo de plástico só devem ser usados em ambientes comerciais, em residências nem pensar. É cafona”, alerta o arquiteto.

Moldura de gesso já não é mais tanto utilizada na decoração de tetos
Moldura de gesso já não é mais tanto utilizada na decoração de tetos

Outra dica é usar tons foscos na hora de pintar o teto. “Isso porque o teto normalmente tem imperfeições de acabamento e os tons brilhantes fazem com que essas imperfeições se acentuem”, adverte Augdan.

“Aconselho que, em áreas grandes, não sejam usadas placas de gesso. A dica neste caso é usar drywall, que tem placas maiores e reduz as imperfeições comuns nas placas de gesso”, diz Augdan.

Elaine cita ainda o concreto aparente para o teto. Mas isso deve ser planejado antes da construção da casa. “Fica muito bom em salas, cozinhas e áreas de lazer e podem ser realizados trabalhos bem interessantes”, explica.

A arquiteta orienta que, para o uso do concreto, o espaço deve ter, no mínimo, 3 metros de pé direito. “Ele pode ser feito inclinado para dar efeito visual ou para o escoamento de água no caso de não ter telhado, como em uma área de lazer. Dá um aspecto rústico, mas é bem moderno”, conclui a arquiteta.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.