23/03/2007

Pesquise as ofertas do mercado

Fonte: Jornal da Tarde

Para que os riscos do investimento em um imóvel sejam menores e a sua rentabilidade ainda maior, consultores imobiliários aconselham cautela antes da aquisição da propriedade. O investidor deve fazer uma pesquisa detalhada e adequar as opções no mercado ao seu interesse.

Uma boa localização da unidade, com base em projeções futuras, a infra-estrutura da região, tamanho, qualidade e estado de conservação do material usado na construção são fatores fundamentais a se levar em conta. Tudo isso pode interferir na rapidez em que o imóvel será alugado. Recomenda-se uma vistoria na propriedade acompanhado de um engenheiro ou arquiteto para que nenhum detalhe passe despercebido.

Outro ponto relevante está ligado às despesas com a ‘papelada’, que podem consumir até 5% do valor do imóvel. Imóveis com problemas na documentação podem culminar em perdas significativas ao investidor. Por isso, recomenda-se avaliar bem todos os documentos com o auxílio de um advogado, se possível, como as certidões negativas dos cartórios de protesto, certidões forenses dos distribuidores civis e fiscais. Órgãos de defesa do consumidor também tiram dúvidas sobre os contratos.

O investidor também deve solicitar a certidão negativa de débitos municipais,como taxa de lixo, declaração de quitação de débitos condominiais (no caso de compra de apartamento), comprovantes de pagamento das três últimas contas de água, luz e gás e cópia do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano(IPTU), além de certidões da Justiça Federal , cíveis, trabalhistas e as pessoas dos vendedores.

Depois que o comprador assinar o contrato, ele deve dar entrada na matrícula atualizada do imóvel num cartório. Também é preciso ficar atento ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Intervivos (ITBI), cuja alíquota na Capital corresponde a um percentual sobre o valor venal estabelecido pela Prefeitura anualmente.

Leia também

O momento é bom para investir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.