20/01/2007

Pintando paredes com arte

Fonte: Jornal da Tarde

Mercado de tintas oferece vários produtos para embelezar a superfície e até corrigir falhas

Ségio Castro/AEZap o especialista em imóveisEder Pereira da Silva, da Suvinil: ‘Para não errar, é só testar antes o efeito desejado em uma placa de madeira’

Há muito tempo que o ser humano busca opções para fazer das paredes da casa algo mais que apenas um divisor de ambientes. Elas passaram a ganhar tons, contornos, formas e texturas e já são parte integrante da decoração da residência.

Com um pouco de criatividade e sem a necessidade de gastos exorbitantes, é possível renovar o ambiente de forma rápida usando os diversos tipos de textura existentes no mercado.

As empresas fabricantes desses produtos perceberam o sucesso junto ao público, e a maioria delas já possui linhas completas de texturas, tintas e ferramentas à venda. Além disso, passaram a oferecer cursos gratuitos que ensinam a aplicar os produtos, disponíveis nas grandes redes de lojas por todo o país.

De acordo com o coordenador de serviços ao mercado da Suvinil, Eder Pereira da Silva, o ideal, quando se vai decorar uma superfície muito grande, é recorrer a profissionais especializados para não haver diferenças, principalmente, nas emendas. Mas para pequenas áreas e efeitos mais simples, quem tem afinidade e gosta de trabalhos manuais consegue aplicar sem muita dificuldade e obter bons resultados seguindo as instruções de aplicação na embalagem do produto. “Para não errar, é só testar antes o efeito em uma placa de compensado de cerca de um metro quadrado”, recomenda Silva.

Para facilitar ainda mais o trabalho de quem gosta de colocar a ‘mão na massa’, foram lançados rolos especiais que dão o formato desejado à textura. Dessa forma, as pinturas decorativas passaram a integrar grande parte das construções atuais. Elas podem ser utilizadas tanto interna como externamente e tem uma durabilidade muito grande, se comparado com outros acabamentos.

“A textura mantém boa aparência por vários anos, além de ser um produto bastante resistente. Além disso, é muito versátil, já que é possível ser repintada e mudar de cor sem perder o efeito”, atesta o gerente de serviços ao mercado da Suvinil, Luiz Sérgio Morant.

Uma vantagem das texturas é, sem dúvida, a facilidade da manutenção. Com rugosidades e tramas, as paredes acabam acumulando poeira. Para eliminar esse aspecto nos ambientes internos, a limpeza vai exigir apenas água, detergente neutro e uma esponja ou escova macia. Já nas paredes externas, que acumulam mais fuligem, é recomendado uma lavagem por hidrojateamento (a popular ‘vap’).

Silva lembra ainda que as pinturas decorativas são uma excelente opção para esconder as imperfeições das paredes. “Basta apenas nivelar a superfície irregular com a textura. Não precisa quebrar”.

Leia mais

 

Planeje e escolha a melhor opção

Texturas dão asas à sua criatividade

Veja o passo-a-passo das texturas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.