28/05/2015

Veja dicas para transformar azulejos velhos com pintura ou adesivos

Diversas técnicas podem ser aplicadas sobre as paredes antigas, mas é preciso ter atenção aos detalhes para evitar dor de cabeça

Fonte: Revista do ZAP

Mudar o visual dos azulejos do banheiro ou da cozinha é uma daquelas decisões que trazem consigo um dilema. A reforma vai renovar o visual do ambiente, mas pode provocar dores de cabeça incríveis, desde a escolha de materiais até custos e prazos. Sem falar no quebra-quebra!

adesivo-para-azulejos
Adesivos de azulejos ajudam a renovar o visual da cozinha (Foto: Rafael Munhoz – Revista do ZAP)

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

+ Saiba usar pastilhas além do banheiro e da cozinha

Trocar todos os azulejos leva pelo menos uma semana e você ainda tem que arcar com os custos de mão de obra e a bagunça. Como, então, realizar uma obra rápida, prática, econômica e sem traumas?

Banheiro

Pintar azulejos é uma maneira eficiente de resolver a questão. De acordo com a arquiteta Tania Bertolucci, revestir os azulejos antigos é tão rápido quanto a colocar de azulejo sobre azulejo – uma solução também cogitada como  eficiente quando não se deseja uma reforma radical, daquelas que colocam tudo abaixo.

pintar-azulejos
No banheiro, a pintura só deve ser uma opção para a área externa do box (Foto: Shutterstock)

“No banheiro, a pintura porém deve ficar restrita à área externa do box, por causa da umidade“, explica a especialista. Portanto, no box, a orientação é pela troca dos azulejos.

A pintura na parte externa pode ser feita com tinta epóxi, que possui boa aderência. O trabalho leva em torno de apenas dois dias. Tudo vai depender do tamanho da superfície.

Cozinha

O cômodo apresenta mais opções de revestimentos, como lâminas de vidro, chapas de aço inox e painéis de fórmica TS. Estes materiais resistem à umidade e à constante limpeza com produtos abrasivos.

É possível instalá-los sobre pias, por exemplo. Para a área acima do fogão, que tem uma exposição constante a altas temperaturas, vapor e restos de alimentos, Tania recomenda o vidro temperado ou inox – embora o fator custo, neste caso, talvez não compense.

azulejos-para-cozinha
Materiais para renovar azulejos de cozinha devem ser resistentes à umidade e à constante limpeza com produtos abrasivos (Foto: Shutterstock)

O vidro também requer que os azulejos estejam muito bem aderidos à parede. “O mais em conta nesse caso é o azulejo pintado, mesmo”, material que é orçado na faixa de R$ 20 o metro, o mesmo preço da colocação.

A colocação de azulejos sobre azulejos é desaconselhada pela arquiteta, pois envolve uma série de variáveis que devem ser observadas antes de se executar a reforma: a profundidade da parede; as guarnições e caixas de luz, entre outros detalhes. Tais itens “precisam ser avaliados por um profissional no local, para evitar que futuros problemas advindos desta situação não acabem encarecendo a obra”, avisa.

Além disso, “é perigoso que os azulejos se soltem com o tempo” por conta de estofamentos ou outros transtornos relacionados à vida útil do material. O custo da mão de obra para a colocação também deve ser levado em consideração.

Adesivos para azulejos e azulejos de plástico

Por fim, há uma saída ainda pouco usual, porém prática e de baixo custo: azulejos de plástico podem ser aplicados sobre os revestimentos antigos e fixados com cola de silicone. Existem placas de 3,5 mm de espessura, com diferentes possibilidades de desenhos.

azulejo-para-cozinha-de-plastico
Azulejo de plástico é leve, impermeável e resistente (Foto: Divulgação – Duo Design Studio)

Em algumas áreas, como a pia, é possível também recorrer ao adesivo de azulejo. Descubra como renovar o visual da cozinha com esse recurso.

 

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Faça você mesmo uma mini-horta com latas de alumínio

+ Organize seu banheiro gastando pouco. Assista ao vídeo

+ Inspire-se com pallets de madeira e crie móveis originais

+ Saiba aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

 

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

13 Comentários

  1. Olá Nice. A loja online Duo Design Studio fabrica o azulejo de plástico. Entre em contato com eles. Obrigada

  2. Achei as reformas maravilhosas, ou troco de apartamento ou faço reforma, não sei se conseguirei ainda este ano, mais não custa já ir dando uma olhada.Obrigada.

  3. Prezados senhores, onde posso adquirir esse box do banheiro dessa foto da matéria, o nome do fabricante ou fornecedor, vocês poderiam me passar o contato.AtenciosamenteCesar Santos

  4. Adorei as idéias…..é possível fazerem visita ao local para dar idéia do melhor a se feito e estimativa de valor?

  5. Idéias ótimas, cheguei no ponto de reformar banheiro e cozinha e estava procurando soluções. Estas são atuais e muito interessantes.

  6. Gostei muito, só que a minha cozinha os azulejos tem desenho e eu preciso saber como colocar os azulejos de plástico sem ficar bizarro.

  7. Bom dia, acho muito interessante a matéria e gostaria sim de receber dicas de decoração e mercado, obrigado.Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.