19/01/2009

Piso “”verde”” drena água e refresca exteriores

Fonte: Jornal da Tarde

Adapte-se com estilo à legislação municipal, que exige 15% de área permeável em terrenos

Foto: DivulgaçãoZap o especialista em imóveisCalçada Viva,do arquiteto Benedito Abbud,que ajuda a combater enchentes,foi exibida na Casa Cor 2006

Já dá para sentir a chegada definitiva do verão, com altas temperaturas e grande volume de chuva. Em meio a essas ações climáticas, uma opção ecologicamente correta é a utilização de pisos que drenam a água, chamados de drenantes ou pisogramas, de acordo com seu formato, em blocos ou vazados, que, ao favorecerem a vegetação da casa, deixam o clima mais fresco.

Esses pisos também podem ser utilizados como forma de aproveitar espaços, já que se enquadram na lei municipal de zoneamento (leia texto ao lado). Para ter a planta aprovada pela Prefeitura, é necessário que, no mínimo, 15% do total da área do terreno seja permeável em imóveis comerciais ou residenciais.

A arquiteta Ana Cristina de Sousa Gomes, proprietária da Solarium Revestimentos, destaca a importância da medida. ?Quando a água não é absorvida em cidades pavimentadas, não há como o solo absorvê-la, o que sobrecarrega as galerias. Com esse piso, a água vai direto para o solo e evita enchentes.?

Resistentes, os pisos drenantes em forma de blocos podem ser utilizados em estacionamentos para carros. Vazados, servem como caminhos e podem ser preenchidos com pedriscos ou grama. Ambos podem também ser introduzidos em calçadas, varandas, halls e decks.

A colocação é prática: vão por cima de terra compactada e podem utilizar mantas especiais para evitar o contato da terra com as pedras ou camadas de brita e areia. Por fim, precisam de ranhuras e encaixes para que as peças fiquem fixas.

Ana Cristina lembra que, por ser feito em formas, o vazado sai mais caro que blocos quadrados. Em sua loja, enquanto o m2 do drenante sai por R$ 135, a linha clássica sai por R$ 74,60.

O paisagista Benedito Abbud utilizou o piso drenante em blocos na calçada da Casa Cor 2006 e cita as vantagens do material. ?Em blocos de areia, cimento e brita, seu grau de drenagem pode chegar a 90%. Pode abrigar móveis e é confortável para todos os tipos de calçados. Já os vazados precisam de manutenção constante?, completa.

COMPLEMENTO – Abbud também indica trepadeiras como uma solução contra o calor excessivo. Prática, necessita de pouco espaço. ?Ela pode ser plantada em apenas 10 cm da calçada. Ao crescer, forra o muro.?

A mais indicada, segundo o paisagista, é a falsa-vinha, cujas folhas caem no inverno, justamente quando o ambiente precisa se aquecer com o calor do sol. ?No verão, forma um colchão de ar e deixa o ambiente mais agradável.?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.