24/02/2010

Planejamento e organização nos cantinhos de estudo

Fonte: O Globo
Eliane Fiúza e Henrique Medeiros recorreram à marcenaria de linhas retas e acabamentos neutros (Fotos: Divulgação)
Eliane Fiúza e Henrique Medeiros recorreram à marcenaria de linhas retas e acabamentos neutros (Fotos: Divulgação)

Passado o carnaval, é hora de mergulhar nos estudos ou no trabalho. Que tal ter em casa um cantinho planejado com cuidado para se concentrar melhor nessas horas? Em seus projetos, os arquitetos buscam soluções criativas em mobiliário e arrumação para acomodar computador, bancada de leitura, livros, cadernos e outros apetrechos. O objetivo é criar um ambiente que facilite a organização.

No ambiente de estudos projetado para o quarto de uma adolescente de 15 anos, a dupla de arquitetos Eliane Fiúza e Henrique Medeiros recorreu à marcenaria de linhas retas e acabamentos neutros, como laca branca e folhas de madeira natural. A iluminação direta destaca a bancada de vidro temperado com espaço para duas cadeiras e os nichos que guardam livros e cadernos. O vermelho e o laranja das paredes quebram a monotonia do quarto.

De acordo com Eliane Fiúza, o objetivo do projeto é aumentar a vida útil ao ambiente e criar espaços de fácil acesso para que o canto de estudos possa estar sempre bem organizado.

Leveza e modernidade conduzem o projeto de Andrea Chicharo
Leveza e modernidade conduzem o projeto de Andrea Chicharo

“Espaços e nichos devem acomodar separadamente a torre do computador, o teclado, a impressora e os CDs/DVDs. Os fios devem ser embutidos, deixando a bancada o mais livre possível para apoio de livros e cadernos. Com o canto de estudos bem planejado, o estudante toma gosto por usar o local com frequência, em vez de se jogar na cama ou no chão, com o material escolar espalhado”, diz a arquiteta.

Já no projeto da arquiteta Andrea Chicharo para uma moça de 18 anos, na parede ao lado da bancada de estudos – de marcenaria laqueada de branco – foram criados nichos e armários com portas de correr. Para dar um toque mais moderno e leve ao mobiliário, as portas são de acrílico leitoso e alumínio.

“Criei um ambiente que pudesse guardar todos os materiais de estudo de uma adolescente. Esse cantinho fica sobre um tablado, ao lado da cama”, explica a arquiteta.

Cantinho de estudo projetado pela arquiteta Kelly Fernandes para a Todeschini Ilha
Cantinho de estudo projetado pela arquiteta Kelly Fernandes para a Todeschini Ilha

Já no quarto infantil da arquiteta Kelly Fernandes, criado para a Todeschini Ilha, a bancada de estudos fica numa quina, entre duas paredes, e se prolonga por uma delas, servindo de prateleira para objetos de decoração da mocinha. Todo o mobiliário fica acoplado a um painel de madeira mel, com as portas de armários em laca branca.

“Os nichos foram inseridos na parte de cima do painel para abrigar bichos de pelúcia ou bonecas, dando leveza, porém, sem prejudicar ou ocupar demasiadamente o espaço destinado para o móvel de estudo”, diz a arquiteta.

LEIA MAIS:

MODA DOS TONS FLÚOR GANHA ESPAÇO TAMBÉM NA ARQUITETURA DE INTERIORES

DICAS PARA DEIXAR OS AMBIENTES MAIS FRESCOS NO VERÃO

12 Comentários

  1. gostaria de decorar minha sala pois e muito grande gostaria de fazer uma fonte fazer um jardim de inverno gostaria de opinioes

  2. Achei lindo esse cantinho essas decorações, e queria que alguem me desse opiniao o quarto de meus filhos é grande constitue de uma beliche, uma bicama e uma cama de solteiro, um guarda roupa , uma comoda com uma televisao maior, e um criado com televisao menor estamos fazendo construindo um novo quarto como posso disponibilizar melhor os moveis e a decoração?a h mas vai por favor me respondam.

  3. Quando vejo determinadas invenções, assim, como esta. Fico deveras mente impressionado, simplesmente porque eu gostaria de ser organizado. Chegar assim em um ambiente de estudos, divino e maravilhoso quanto ao que você dispos ao mundo “net”. Parabens, pramim, você é demais. Estou terminando aos pouco, montar uma sala de advocacia. Só que não vejo, hoje, necessidade de por atras de mim, “adv.” uma estante repleta de livros, visto que hoje em dias as atualisações é rápida, a internet, esclarece todas as suas dúvidas em tempo hábil.O que colocar para enfeitar atras do adv., um fundo imaginário ou coisa parecida?

  4. OI!!Adorei a decoração.Estou mudando o meu quarto e tem um espaço de estudo, não é muito grande, mas gostaria de colocar cadeira branca como a decoração do site ou transparente. Onde comprar??? Moro no Rio de Janeiro.obrigada, Elis Martins

  5. Que impressionante e a vosa organizacao. Estou projectando agora a minha casa e as vossas apresentacoes tem sido bastante sugestivas. Se pudesse ter vossa opiniao sobre como decorar um quarto para um menino de 9 anos incluindo nele um cantinho de estudos agradecia.

  6. Adorei os cantinhos, mas eu gostaria de ter um cantinho exclusivo, eu entrei na faculdade este ano e estou com 54 anos.

  7. Ja encontrei varios “home offices” que nao possuem um local para leitura, e possuem local para um computador. Prefiro exatamente o inverso, pois um computador nao subistitue totalmente os livros.No quarto infantil acima, nao ha espaco para leitura. A crianca teria que ler no prolongamento da bancada, que o redator da materia escreveu que serviria para “objetos de decoração da mocinha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.