20/04/2006

Planejamento: o segredo do sucesso imobiliário na Internet

Fonte: Editoria Zap

Sérgio Borges, da C Marqx Imóveis, revela os segredos do pensamento estratégico para uma campanha bem sucedida na Internet.

Zap o especialista em imóveis

A Internet já faz parte do cotidiano dos brasileiros e a cada dia vem ampliando o seu espaço. O comércio eletrônico, com vendas no varejo, cresceu mais de 32% em 2005 em relação a 2004. O uso residencial da Internet aumentou 10% em fevereiro deste ano. Somos líderes mundiais em tempo de navegação.

Enfim, atualmente tem gente ficando mais tempo na frente do micro, navegando, do que na frente da televisão. Esse público, formado por representantes de todas as classes sociais – pricipalmente A e B – transforma a Internet em um poderoso veículo de comunicação e relacionamento, não só pela simples audiência, mas principalmente por sua qualificação e familiaridade com os recursos e facilidades da rede. Quem anuncia na publicidade on-line usufrui ótima relação custo/benefício e formas de mensuração de retorno muito mais completas e complexas.

O mercado imobiliário vem assimilando essa evolução e crescimento. Atualmente, muitas empresas do setor obtêm bons resultados na rede. O mercado gradualmente amplia sua participação na Internet, não só nos portais imobiliários, mas também nos grandes portais de conteúdo. O usuário, por sua vez, já aprendeu o caminho. Segundo dados de algumas incorporadoras, mais de 70% dos compradores, em algum momento do processo, consultam a rede em busca de informações e referências.

Contudo, se você pretende ter um resultado no mínimo satisfatório e utilizar os recursos e benefícios que a rede oferece, não basta simplesmente colocar o seu empreendimento no ar. É fundamental estruturar uma campanha, por mais simples que ela seja. De forma geral, para quem pretende ingressar na rede ou para quem já utiliza e deseja rever sua estratégia, alguns cuidados são importantes:

  • Comece pelos grandes portais imobiliários. São passagem obrigatória para quem pretende comprar, vender ou alugar um imóvel. Estão estruturados para essa finalidade, pois contam com diversos recursos de pesquisa e controle. Possuem também uma audiência dirigida e qualificada.
  • Para os incorporadores ou proprietários. Tenha como parceiro uma imobiliária com experiência e histórico de sucesso na rede. Isso irá auxiliar na definição, estruturação e manutenção da sua campanha. Ela ainda fará todo o atendimento aos clientes. Pode fazer a diferença no sucesso do seu projeto.
  • Defina claramente o seu produto, o perfil do público alvo e a região de influência. Atue de forma segmentada.
  • Faça um cadastro completo do empreendimento. Se possível, tenha um hotsite do produto, com informações claras e objetivas. Atenção: o excesso de informações pode ser tão prejudicial quanto a falta.
  • Fotos e perspectivas ajudam a vender. Atualmente é possível até inserir vídeos com ótima qualidade.
  • Utilize ferramentas de localização para o empreendimento – croquis ou mapas – principalmente agora, com o fim da utilização dos cavaletes.
  • Da mesma forma que a Internet amplia a visibilidade do seu produto, ela também facilita a concorrência e a comparação. Conheça os seus concorrentes e explore seus diferenciais.
  • Facilite o contato. Ofereça vários meios de contato para o cliente obter mais informações. Assim, ele utilizará o de sua preferência no momento que melhor lhe convir, facilitando o atendimento.
  • Para quem já utiliza as mídias tradicionais, trabalhe de forma integrada. Padronize sua comunicação, pois isso amplia a exposição e potencializa os resultados. Use a Internet como parceira.
  • Prepare sua equipe de atendimento, tanto interna quanto externa (plantões), para que esteja à altura das expectativas do cliente. Envolva sua equipe na campanha. Clientes que já pesquisaram na Internet, normalmente, estão bem informados, já possuem uma boa visão do produto, já pesquisaram as ofertas da região de interesse e têm referência dos valores praticados. Prepare-se!

Lembre-se: um produto fora de contexto ou um atendimento ineficiente podem pôr tudo a perder. Afinal, Internet não faz milagre, mas pode ajudar a fazer.

* Sergio Nogueira Borges é graduado em Administração de Empresas com extensão em Marketing e Sistemas, atua na C Marqx Imóveis, é diretor da SMB Gestão & Marketing e consultor da ARCO W Comunicação & Design.

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