30/01/2020

Veja como planejar reforma de apartamento 

Diminua a chance de dor de cabeça com contratempos detalhando antes tudo o que pretende fazer no imóvel 

Fonte: ZAP em Casa

Já sabe que reformar um imóvel é um teste de paciência? Calma, não seja pessimista. Planejar reforma de apartamento é a melhor maneira de diminuir as intercorrências, que podem acontecer, claro. Contratar um arquiteto ou empreiteiro é uma das medidas que ajudam, já que com alguém no comando você não precisa orientar pedreiro, encanador, eletricista, pintor. 

Obviamente existem questões que só o dono do imóvel pode resolver, como pesquisar e comprar os materiais, escolher os tipos de pisos e revestimentos, tintas etc. Ah, se está pensando em fazer alguma mudança estrutural, é bom ter a planta do imóvel em mãos. Caso não ache, pesquise o projeto arquitetônico na prefeitura da sua cidade.  

planejar reforma de apartamento
Antes de quebrar, é importante se planejar para evitar sérios problemas (Foto: Shutterstock)

“A planta é fundamental. A partir dela será criado e desenvolvido todo o projeto. Uma obra sem planta já começa errada. Ela é o ponto de partida. A primeira coisa que um arquiteto faz é a conferência dos ambientes através da planta”, diz a arquiteta Fernanda Andrade. 

arquiteto Fernando Lima explica que ao planejar reforma de apartamento se faz um levantamento de custos e cronograma da obra. “O cliente precisa pensar em como essa reforma vai interferir no seu dia a dia. Se ele vai conseguir morar na casa durante os trabalhos ou  se terá que conseguir uma moradia temporária”, orienta o arquiteto. 

Segundo Lima, a revisão das partes elétrica e hidráulica é básica em uma reforma. Se o imóvel estiver muito velho, vale a pena investir numa nova fiação, o mesmo para a parte hidráulica. Senão, você muda o revestimento no banheiro e pouco depois tem um vazamento. Para não ter retrabalho, é interessante esse cuidado”.  

planejar reforma de apartamento
A revisão das partes elétrica e hidráulica é básica em uma reforma (Foto: Shutterstock)

Escolha dos materiais 

Na hora de escolher o que comprar, Fernanda ressalta que é preciso atenção à qualidade, funcionalidade e estética. Além de confirmar se os materiais estão dentro das normas técnicas. Por exemplo, você não pode escolher um piso polido para os banheiros, costumo dar preferência aos acetinados. É muito importante que cada produto esteja alinhado com seu uso”.  

Já Fernando lembra que fiação e tubulação devem ser boas, porque é o que vai ficar mais tempo. É importante também escolher material de acordo com a tipologia já existente no local. Não é todo lugar que você vai conseguir, por exemplo, fazer uma estrutura de drywall (gesso)”.  

Para o profissional, pensar bem e planejar reforma de apartamento significa menos gasto. “Com um cronograma, a gente consegue executar a obra num espaço menor de tempo. Menos tempo de obra é menos dinheiro desperdiçado. O projeto também evita imprevistos, que se aparecem no meio da obra podem aumentar o custo”. 

planejar reforma de apartamento
Reforma com planejamento garante o melhor resultado (Foto: Shutterstock)

Fernanda concorda. “Ao planejar conseguimos definir prioridades. Isso permite adequar a reforma ao orçamento. Uma obra planejada tem tudo para caminhar perfeitamente”. Para a arquiteta, ter um profissional habilitado nessa orientação faz toda diferença.  

O arquiteto concilia o mobiliário com revestimentos, iluminação, posições de tomadas, condicionamento acústico, climatização, texturas, cores. Ele faz um planejamento global do espaço. Pensa em praticidade, conforto, funcionalidade, beleza, durabilidade, ergonomia e segurança. E orienta o projeto para ficar dentro do orçamento do cliente”.

Leia mais:

+ 5 tendências em reforma e decoração

+ Confira o manual da reforma perfeita

+ Encontre o seu imóvel num ZAP

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.