20/01/2007

Planeje e escolha a melhor opção

Fonte: Jornal da Tarde

Quem decidir decorar as paredes com textura deve definir previamente onde vai aplicar e que efeito quer dar com a pintura decorativa. Existem diversos tipos de produtos que podem até surtir o mesmo efeito, mas devem ser bem analisados antes da compra. As texturas são feitas de uma massa com componentes que vão dar maior ou menor rugosidade.

As rústicas, por exemplo, possuem grãos arenosos e são boas para obter efeitos com ferramentas. Existem também texturas com grãos ainda maiores, que podem ser aplicados de várias maneiras e destacam ainda mais as ranhuras e as fendas. Esses dois primeiros podem ser usados tanto interna quanto externamente, mas, quando aplicado do lado de fora, é importante que contenham hidrorepelente na fórmula, para durar mais.

Quem quiser um efeito mais liso também vai encontrar opções de acabamento compostas de cargas minerais mais finas. Essa textura é mais suave ao toque e é ideal para espaços em que existe muito contato, como corredores por exemplo, porque são menos agressivos ao toque. O mercado dispõe ainda de acabamentos mais sofisticados que imitam o mármore e deixam a superfície autobrilhante.

Os efeitos são conseguidos pela combinação da textura e da ferramenta correta. Rolos, espátulas, escovas e esponjas são apenas algumas das opções que podem ser usadas para fazer a pintura decorativa e são facilmente encontrados nas lojas do ramo.

“Mas, antes de iniciar a aplicação, é imprescindível deixar a parede preparada”, recomenda o coordenador de serviços ao mercado da Suvinil, Eder Pereira da Silva. “O ideal é que a superfície esteja firme, seca e limpa”, explica.

Por isso, antes de iniciar a aplicação é importante corrigir as imperfeições e eliminar descascados e mofo, se houverem. Lixe e limpe as paredes e depois aplique um fundo preparador – à venda nas lojas de materiais de construção -, que ajuda a dar maior aderência à textura, ou opte por uma demão de tinta acrílica fosca na cor do acabamento a ser aplicado. Bons efeitos, acabamentos mais aprimorados à textura ou maiores contrastes podem ser obtidos com a utilização do gel para efeitos especiais.

Dicas de aplicação são fornecidas nas embalagens dos produtos. A Suvinil oferece orientação ao cliente e agenda de cursos por meio do site www.sunivil.com.br ou pelo telefone do SAC, 0800 117 558.

Leia mais

 

Pintando paredes com arte

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.