
As plantas e flores ganharão destaque em 2009. Além das áreas externas, as salas, os quartos e até mesmo os banheiros devem ganhar novas cores no próximo ano, é o que estima os paisagistas entrevistados pelo ZAP.
“Acho que antigamente as pessoas davam menos importância ao paisagismo e como hoje a sustentabilidade está em alta, aqueles que resolvem construir, reformar ou apenas dar uma mudada no visual da casa, imediatamente pensam em dar mais vida e colorido aos cômodos com as diversas espécies de vegetação que se adaptam perfeitamente ao clima do Brasil”, diz a paisagista Lidiane Lourenço.

As plantas que devem continuar enriquecendo jardins e dividindo os ambientes das casas com os donos, segundo profissionais, são as Primaveras com suas coloridas flores, e as Palmeiras, por terem um porte imponente. Como forração, a grama amendoim será bastante usada por agregar cor e dispensar podas constantes.
“Há clientes que preferem as helicônias, espécies apreciadas pelos beija-flores, e também os que preferem a simplicidade dos buxinhos. Mas é fato que cada vez mais os brasileiros estão se conscientizando da importância de se ter um jardim contemplativo em suas residências”, comenta o paisagista Cadu Almeida.

NOVIDADE – Os quadros vivos e os painéis verticais da paisagista Gica Mesiara, que fizeram a cabeça das pessoas em 2008, prometem voltar com tudo no ano que vem.

O que tem provocado o maior interesse das pessoas pelos produtos é o sistema de irrigação dos dois produtos, automatizado e feito por meio de um microcomputador, previamente programado. A programação, diz a paisagista, é feita de acordo com a espécie, o clima da região e a estação do ano, e pode ser alterada caso haja mudança em algum desses componentes. O sistema controla os horários de rega e a quantidade de água usada no processo.
“A grande novidade para 2009 será a cozinha. Prevemos instalar também tempero nos quadros, como manjericão, hortelã, salsinha e outras. Acho que a grande tendência é ter a natureza presente no dia-a-dia, independente do lugar”, comenta Gica.

MÓVEIS – Os móveis de jardim também vão continuar com força total no próximo ano. Madeira, deck e estampa deixam o ambiente mais agradável. No entanto, o destaque vai para os modelos de fibra sintética que resistem ao sol e à chuva. Para aqueles que gostam de acomodações mais modernas, a sugestão de Cadu Almeida é abusar de vidros e vasos em linhas retas e tom pastel.
Leia mais: