24/07/2021

Plantas no inverno: quais cuidados devemos ter com elas no frio

No inverno, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas e, além de baixar a temperatura, neste período do ano também diminui a incidência de sol. Assim como os humanos, as plantas também ficam suscetíveis às mudanças climáticas e precisam de atenção especial para suportar o frio da estação. Saiba quais são os cuidados para ter com as plantas no inverno para que elas cheguem fortes e saudáveis na primavera. 

Leia também

As plantas passam por um processo de adaptação durante o inverno para se manter saudável. “O período é caracterizado por crescimento reduzido e menos capacidade de absorção de luz, água e nutrientes das plantas. A questão é que, durante o inverno, elas se poupam para poder florir durante a primavera”, explica o paisagista Luciano Zanardo, proprietário da Zanardo Paisagismo.

Plantas se poupam durante o inverno para poder florir na primavera
Plantas se poupam durante o inverno para poder florir na primavera

Por conta disso, é preciso tomar alguns cuidados com as plantas na época de frio para ajudar nesse processo. “Deve-se regar menos e não deve podar muito as plantas no inverno. Não é recomendado adubar nesse período e é importante fornecer uma fonte de calor e luz. Além disso, deve-se afofar a terra”, detalha o paisagista. Por ser uma estação mais úmida, a água demora mais a evaporar e, por isso, existe a menor necessidade de rega. Mas, para que os cuidados possam dar certo de forma efetiva, uma medida simples deve ser tomada: é preciso sempre observar o comportamento das plantas e analisar sinais de que ela precisa de mais ou de menos água, por exemplo.

Durante o inverno, o recomendado é regar menos as plantas
Durante o inverno, o recomendado é regar menos as plantas

A escolha do local para deixar a planta dentro de casa durante o inverno também é importante para que ela fique bem cuidada ao longo da estação mais fria do ano. “O local ideal em casa para deixar as plantas no inverno será onde tem mais luminosidade”, garante Luciano Zanardo. Ou seja, deixar as plantas perto das janelas é o mais indicado porque elas vão receber incidência de luz, se o dia fizer sol, além de se beneficiar com a circulação de ar.

A escolha da espécie também vai influenciar nos cuidados, já que algumas plantas se adaptam melhor à estação mais fria do ano. “As azaleias, gardênias e jasmim dos poetas são espécies que se adequam melhor ao inverno. Já o caquizeiro, figueira, macieira e videira são exemplos de plantas frutíferas que se adaptam bem às condições climáticas típicas do inverno”, acrescenta o proprietário da Zanardo Paisagismo. 

Leia mais

+ Conheça a diferença entre móveis planejados, sob medida, modulados e seriados

+ Crianças e plantas: quais os cuidados dentro de casa

+ Como aproveitar o sol dentro de casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.