06/04/2009

Polêmica sob 4 rodas entre condôminos

Fonte: Jornal EXTRA

O tema é responsável pelas assembleias mais exaustivas e duradouras de um conjunto residencial

De todos os assuntos que causam polêmica entre moradores de condomínios, um deles é campeão: vaga de garagem. O tema é responsável pelas assembleias mais exaustivas e duradouras de um conjunto residencial. Principalmente, nos novos edifícios onde o número de moradores passa de 300.

“A vida moderna de hoje exige que muitas famílias tenham mais de um carro. O que se vê são garagens abarrotadas e, claro, uma confusão”, disse a advogada do Secovi-Rio, Corina Maria da Costa.

Para resolver isso, os moradores que têm vaga, mas não têm carro, podem alugar seu espaço no estacionamento. Mas isso não pode ser negociado, de jeito algum, com pessoas que não morem naquele condomínio.

Complicação certa entre vizinhos é quando um viaja e o outro, sabendo disso, ocupa a vaga. Isso não pode acontecer, segundo especialistas, a menos que tenha sido acordado entre as partes, previamente.

Existe ainda o problema das vagas de visitantes que muitas vezes são usadas por moradores com mais de um carro. Em alguns casos, o condomínio permite, mas cobra um pequeno aluguel pela vaga.

“Se isso ocorre, o síndico deve lembrar que essa receita deve ser declarada ao Fisco”, disse a gerente de implantação da Protel Administradora, Graça Freitas.

PROBLEMA RESOLVIDO COM BOA IDEIA – Há cinco anos, os moradores do edifício Maison Victoria, administrado pela Apsa, tinham que deixar as chaves de seus carros na ignição. Quando um vizinho chegava ou saía, o porteiro tinha que tirar alguns veículos da garagem e manobrar na rua para dar passagem. Na época, essa era a pedra no sapato dos moradores.

Inspirado num prédio comercial, o síndico Luiz Fernando Saubermann teve a ideia de implantar “pallets” no chão do estacionamento. São bases de ferro com rodinhas nas pontas que deslizam lateralmente pela garagem. Com isso, baste empurrar o carro da frente que o de trás passa sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.