17/12/2019

Poltrona decorativa: como realçar o estilo da sua casa 

Peça-chave na decoração, ela pode ser usada em vários ambientes, unindo beleza e funcionalidade 

Fonte: ZAP em Casa

Há muitas décadas ela é presença certa nos lares. Difícil entrar em alguma sala e não dar de cara com a poltrona decorativa, até porque ela costuma de destacar ao lado do sofá. Mas, embora nunca saia de moda, sofreu modificações ao longo dos anos. Antes um móvel mais para relaxamento e conforto, virou peça-chave na composição da decoração atual – com variadoestilos e cores.

Poltronas podem ser dispostas no ambiente com a função de ponto focal de destaque em si mesma, mas também acompanhando mesas de negociação e reunião, leitura, salas de estar. Não existe um limite. É flexível e se adapta a diversas funções e demandas”, diz a arquiteta Izabel Cristina Rossi. 

arquiteta Fernanda Andrade explica que a poltrona decorativa precisa ser diferenciada, dando um toque final de descontração ou sofisticação no ambiente. Trata-se de uma peça importantepode valorizar muito um projeto quando você escolhe um clássico do design, por exemplo”.  

Poltronas podem ser um ótimo item de decoração para a sua casa (Foto: Shutterstock)
Poltronas podem ser um ótimo item de decoração para a sua casa (Foto: Shutterstock)

Escolha

Não existe uma regra. O ideal é escolher a poltrona decorativa de acordo com a sua personalidade e o ambiente que quer colocar.  O que impactar seus olhos e sentidos é a escolha ideal, acredita Izabel 

“O equilíbrio em relação aos outros móveis do ambiente é a chave para um resultado de excelência. Tons monocromáticos, pontos focais de cores e a combinação moderna e luxuosa – de materiais sólidos metálicos e estofados com texturas macias ou couro – realçam a composição”.  

Fernanda gosta de cores lisasfortes e vivas para levarem alegria ao ambiente. “Tem também muitas opções de estampas, como geométricas, florais, listras que podem dar um toque de descontração. Eu sempre priorizo o conforto. Não acho aconselhável escolher uma poltrona só por estética”, diz a arquiteta. 

poltrona decorativa
(Foto:Shutterstock)

Ambientes e tamanho 

Izabel Cristina Rossi afirma que a poltrona decorativa é harmônica tanto em ambientes de permanência de pequena e média escalas, como acompanhada de outros móveis, em cômodos maiores. “Iluminação quente nas proximidades da poltrona decorativa potencializam a sensação de conforto e bem-estar”. 

O tamanho ideal varia de acordo com a altura do estofado o espaço para circulação entre os móveis do ambiente. A dimensão da poltrona acompanha a escala do ambiente e as necessidades. Uma poltrona para uma loja de sapatos não precisa ter as mesmas medidas que uma poltrona para uma livraria, por exemplo”, finaliza Izabel. 

Poltronas podem decorar seu quarto (Foto:Shutterstock)
Decore seu quarto com poltronas (Foto:Shutterstock)

 +Que tal uma poltrona na casa nova?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.