26/07/2010

Portas de correr para ampliar ambientes e reforçar a decoração

Fonte: O Globo
Porta de correr de madeira ebanizada ganha destaque na decoração (Fotos: Divulgação)
Porta de correr de madeira ebanizada ganha destaque na decoração (Fotos: Divulgação)

No lugar das paredes, enormes portas de correr para unir ambientes e dar sensação de amplitude ao espaço. Algumas delas roubam a cena na decoração da casa. Outras se disfarçam de parede. Nos projetos de arquitetura, essas peças assumem diferentes funções e são feitas de materiais variados. Vale usar e abusar da criatividade.

A porta de correr da sala de um apartamento no Recreio projetado pelas arquitetas Claudia Pimenta e Patrícia Franco, é a vedete do ambiente. Feita de madeira ebanizada, a peça, que separa o home theater da sala de estar, conta ainda com um detalhe em vidro para dar maior destaque na decoração clássica com toques contemporâneos.

“As portas de correr são um dos pontos altos da decoração desse espaço. A cor preta foi intencional, para contrastar com as cores mais neutras do pufe, do sofá e do tapete. Além disso, procuramos unir diversas funções no ambiente, como o descanso, o lazer, o lugar para assistir a um filme ou saborear um vinho na adega que fica no canto do home theater”, explica a arquiteta Patrícia Franco.

Portas de correr com venezianas integram o ambiente sem tirar totalmente a privacidade do morador
Portas de correr com venezianas integram o ambiente sem tirar totalmente a privacidade do morador

Para criar um cantinho mais sossegado na sala de um apartamento no Leblon, o arquiteto Maurício Nobrega incluiu no projeto portas de correr com venezianas. A ideia foi dar leveza ao espaço e possiblitar ao morador interagir com o ambiente vizinho sem precisar abrir as portas. A proposta das portas de correr era integrar ambientes e evitar o compartimento por paredes sem tirar totalmente a privacidade de quem está usando cada cômodo, quando necessário.

TV de plasma é acoplada à porta de correr que separar o quarto do closet
TV de plasma é acoplada à porta de correr que separar o quarto do closet

No projeto da designer de interiores Roberta Devisate para um apartamento no Ingá, as portas de correr que separam o quarto do closet estão disfarçadas de parede. Mas a peça merece atenção especial. No painel de laca que acompanha o movimento de abertura da porta há uma TV de Plasma acoplada. Cores suaves, colcha de algodão e palha no revestimento das paredes contribuem para compor um clima suave na decoração moderna e clean.

Porta de correr cria ambientel multifuncional, que serve de home theater durante o dia e quarto de noite
Porta de correr cria ambientel multifuncional, que serve de home theater durante o dia e quarto de noite

A arquiteta Monique Granja também lançou mão das portas de correr para aumentar a área de estar e integrá-la ao único quarto de um apartamento em Botafogo. O projeto cria um espaço multifuncional que pode atuar como home office durante o dia, e como quarto à noite.

“Esse tipo de porta libera a circulação quando o espaço disponível é pequeno. Pode ser prevista, ainda, quando o projeto está em planta ou ser colocada durante uma reforma”, diz a arquiteta.

 

23 Comentários

  1. Achei extremamente interessante. Uma ótima solução, pois amplia o ambiente trazendo versatilidade e modernidade!

  2. Achei super interessante e com ótimo design. Gostaria de obter maiores informações e se possível o site para consultas.

  3. Onde poço manda r faze esta porta de correr acoplada com TV aqui em SP? Nâo acho ninguem q faça e estou em reforma.Grata

  4. ampliar modernizar e deixar versátil é comigo, moro em salvador, gostaria de saber onde encontrar destas portas?

  5. Achei linda a porta que fecha o closet. Onde encontro em Fortaleza -CE esse tipo de porta? Estou reformando e preciso de uma porta dessas.att,mirian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.