14/02/2012

Porto Alegre poderá ganhar cinco novos bairros

Porto Alegre poderá ganhar cinco novos bairros

Fonte: Revista do ZAP

A proposta considera aspectos como formação, história, geografia, população residente, observações e sugestões de moradores, relações com bairros vizinhos e principais vias

Cinco novos bairros devem ser criados em Porto Alegre. Uma proposta com a descrição dos limites e nomes de todos os bairros da capital gaúcha será apresentada à população. O anteprojeto de lei foi elaborado pela prefeitura por meio da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM). Os nomes dos possíveis novos bairros ainda serão definidos.

O anteprojeto concentra-se em cinco áreas sem nome oficial: Aberta dos Morros, São Caetano, Alto Petrópolis/Morro Santana/Protásio Alves, Jardim Leopoldina/Passo das Pedras e Pitinga. Ele também sugere a divisão do bairro Jardim Itu-Sabará em dois. Porto Alegre tem 81 bairros, definidos por várias leis.

De acordo com a prefeitura, a intenção é facilitar o reconhecimento dos limites dos bairros pelos moradores, usuários ou prestadores de serviços, por meio de uma descrição mais precisa do que a atual. As adequações propostas buscam consolidar todas as descrições dos bairros com seu respectivo mapa georreferenciado, eliminando sobreposições e divergências de interpretação. 

A proposta considera aspectos como formação, história, geografia, população residente, observações e sugestões de moradores, relações com bairros vizinhos, principais vias e alterações urbanísticas significativas.

Atualmente, existem divergências entre as descrições de limites oficiais e a atual configuração da cidade. Essas diferenças se dão devido à sobreposição de limites estabelecidos por leis criadas em épocas diferentes, e mudanças causadas pela ampliação do sistema viário, construção de viadutos, parques e grandes empreendimentos, entre outros motivos.

Cronograma
O anteprojeto de lei será apresentado em Audiência Pública que acontecerá em três fases e oito reuniões, realizadas na Câmara Municipal de Porto Alegre. A primeira fase acontece no dia 28 de fevereiro com a abertura da Audiência Pública. A fase seguinte, para a apresentação do anteprojeto, será dividida em oito reuniões. A terceira e última fase está marcada para o dia 27 de março com a apresentação do relatório geral e encerramento da Audiência Pública.

O texto da lei, os mapas com a proposta e informações sobre a Audiência Pública estão disponíveis no site www.portoalegre.rs.gov.br/spm, nos Centros Administrativos Regionais (CARs) e na biblioteca da Secretaria do Planejamento Municipal (avenida Praia de Belas, 2244, 6º andar, telefone: 3289-8612). As informações também podem ser obtidas no Fala Porto Alegre pelo telefone 156.

 

Leia mais:
>> Imóveis para comprar em Porto Alegre
>> Imóveis para alugar em Porto Alegre
>> Anuncie seu imóvel no Pense Imóveis


 

Tags: Urbanismo

1 Comentário

  1. Gostei da reportagem. Não se tem mesmo acesso a essa informação com facilidade. Gostaria de saber aonde posso encontrar esse auxílio. Moro na zona Sul de São Paulo. Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.