06/06/2012

Porto Alegre recebe exposição com obras de designers e artistas italianos

Porto Alegre recebe exposição com obras de designers e artistas italianos

Fonte: Revista do ZAP

Pela primeira vez na América, a Italian Genius Now reúne criações de 49 profissionais italianos no Santander Cultural em Porto Alegre. Exposição fica aberta até 12 de agosto de 2012

Porto Alegre recebe a partir desta quarta-feira, 6 de junho de 2012, a exposição Italian Genius Now Brasil, com cerca de 90 obras de 49 artistas e designers italianos ao longo das últimas seis décadas. A mostra apresenta o país europeu como uma grande oficina design por meio de objetos, documentos fotografias e materiais editoriais.

Com curadoria de Marco Bezzini, a exposição reúne criações de nomes como Fabrizio Corneli, Giò Ponti, Gaetano Pesce, Mario Bellini e Sonia Pedrazzini. A seleção de peças apresentadas na mostra começa na década de 1960 com a moto Vespa de Corradino D”Ascanio até os prendedores de aço inoxidável Clippe de 2010 da IPAC Lab Italy, que são comercializados no Museu de Arte Moderna de Nova York, o Moma.

Divulgação

Poltrona Proust de Alessandro Mendini



A cadeira Superleggera, de 1957. De autoria de Giò Ponti, a peça é feita de madeira de frassino na estrutura e cana da Índia no assento. A Superleggera, que quer dizer superleve em português, pesa penas 1,7 quilo. De acordo com Marco Bezzini, a cadeira é um dos exemplos mais importantes da produção em conjunto do designer e do artesão (no caso, do marceneiro), muito comum nas peças italianas exibidas na mostra. Bezzini explica que, na época em que foi lançada, a Superleggera foi uma inovação.

Divulgação

Oggetti per la tavola de Stefano Giovannoni


Outro destaque da Italian Genius Now Brasil é o sofá modulado Superonda, do estúdio Archizoom, de 1966. Composta de poliuretano e tecido em material plástico, a peça pode ser um sofá com diferentes formatos e até uma cama, quando se junta as duas partes. A criação ficou mundialmente famosa após participar de uma exibição no Moma, em Nova York, no ano de 1972.

Divulgação

Transformabilli de Moreno Ferrari


O trabalho de Stefano Giovannoni também está na mostra em Porto Alegre. O artista transformou objetos da cozinha de uso diário em pequenas obras de arte. Saleiro, pimenteiro, espremedor de frutas, entre outros, ganharam um visual alegre e colorido. “Os objetos de Giovannoni mostrar que é possível se divertir ao redor da mesa”, diz Marco Bezzini.

Divulgação




















Clippe da Ipac Lab


A poltrona Proust de 1978 é um dos trabalhos mais conhecidos do designer, arquiteto e consultor de imagem Alessandro Mendini e pode ser vista na exibição. A peça em estilo Luís XV é feita de madeira e tem estofado pintado à mão. Outro objeto curioso da Italian Genius Now é a Transformabili (2011) de Moreno Ferrari. A peça é um casaco de chuva impermeável que se transforma em uma poltrona quando cheio de ar.

Divulgação

Superonda da Archizoom


Transformação por sinal é um dos elementos em comum entre as peças da mostra assim como a variação. “O design italiano é um jogo sobre a variação”, explica o curador Marco Bezzini. O design italiano, segundo Bezzini, dá uma nova utilidade a um objeto conhecido, transformando-o.

Pela primeira vez na América, a Italian Genius Now Brasil é uma iniciativa da Unisinos e do Santander Cultural em parceria com o Centro de Arte Contemporânea Luigi Pecci (de Prato, na Itália) e patrocínio do Santander, Unisinos, MaxHaus, Brinna e Melissa.

Serviço:
O que: exposição Italian Genius Now
Quando:
6 de junho até 12 de agosto de 2012
Horários: de terça a sábado, das 10h às 19h e domingos e feriados, das 13h às 19h
Onde: Santander Cultural
Quanto: entrada franca

Leia mais
>> Saiba o que faz um designer de interiores
>> Veja destaques de arquitetura na Revista Pense Imóveis
>> Conheça a edição impressa do Pense Imóveis

Tags: exposições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.