05/07/2012

Porto Alegre terá centro para resíduos da construção civil

Porto Alegre terá centro para resíduos da construção civil

Fonte: Revista do ZAP

A iniciativa é resultado de acordo firmado entre o Ministério Público (MP) e a empresa Pedraccon Mineração. Centro deve ficar pronto até dezembro de 2012

Até dezembro de 2012, a cidade de Porto Alegre deve ganhar um centro de recebimento e reciclagem de resíduos da construção civil (RCC), segundo informações da prefeitura da capital gaúcha. O acordo foi formalizado na terça-feira, 3 de julho de 2012, em ato no Paço Municipal.

A iniciativa é resultado de acordo firmado entre o Ministério Público (MP) e a empresa Pedraccon Mineração para a recuperação de passivo ambiental decorrente da atividade de mineração no Morro da Pedreira, na Lomba do Pinheiro.

O projeto criará no local um espaço para destinação e reciclagem dos resíduos que serão reaproveitados, em parte, na construção civil. A iniciativa também vai recuperar a cava aberta devido à mineração.

De acordo com o empresário Israel João Zandoná, representante da Pedraccon, a empresa buscou referencial técnico no exterior para criar a melhor solução para Porto Alegre. “Assim poderemos trabalhar e devolver esse resíduo em forma de produto para ser reutilizado, desenvolvendo uma forma de recompensar o meio ambiente com desenvolvimento social e econômico”, disse.

Porto Alegre gera, anualmente, 75 mil toneladas de resíduos da construção civil, como informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia. Hoje há um aterro licenciado para receber este tipo de material, localizado na Zona Norte da capital gaúcha. Mas o local tem limitações e não consegue comportar o volume de resíduos gerados pelas obras e intervenções feitas na preparação da cidade para a Copa de 2014.

A negociação entre a Pedraccon Mineração e o Ministério Público teve a participação da prefeitura de Porto Alegre.


Leia mais:
>> Veja imóveis à venda em Porto Alegre
>> Veja imóveis para locação em Porto Alegre
>> Anuncie seu imóvel no Pense Imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.