Quem vive na ponte aérea não precisa de um apartamento muito grande, mas de um cantinho aconchegante e com cara de casa (até para a saudade não apertar tanto). E essa foi a premissa do projeto charmoso desenvolvido pela Bloco Z para uma executiva gaúcha que mora na capital paulista de segunda a sexta-feira e volta a Porto Alegre todos os finais de semana para encontrar o marido e os dois filhos. O apartamento, localizado no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, aproveita da melhor maneira um espaço de 33 m², dividido em seis ambientes: cozinha, área serviço, sala estar e jantar, sacada, dormitório e banheiro.
:: Conheça os principais erros na decoração de apartamentos pequenos
De acordo com Taís Nicolacópulos, arquiteta responsável, a principal intervenção foi a integração da cozinha com a sala de estar, tirando um trecho da parede para transformar em cozinha americana, aumentando, assim, a percepção de área, comenta. Para o lado da cozinha, a bancada serve de apoio para preparo de alimentos e balcão para refeições rápidas e, para o lado da sala, vira um aparador ou resguardo para o sofá.
Nas paredes do apartamento, um tom de fendi suave e rodapés altos, que ajudam na sensação de acolhimento e conforto. A escolha de cor clara para o piso porcelanato acetinado em todo apartamento confere continuidade e ajuda na sensação de amplitude, revela.
A mesa de jantar redonda também é uma boa dica: adequa-se melhor em ambientes compactos e o acabamento em madeira natural traz aconchego ao lar. Os espelhos e os tons claros estão entre as soluções mais utilizadas em pequenos ambientes, mas não é necessário deixar de lado os tons escuros, o preto, a madeira e o colorido. O que é fundamental, entretanto, é o equilíbrio entre todas as cores, texturas e elementos, sugere Taís.
Entre as boas dicas da arquiteta, destaque para a utilização do mesmo piso em todo apartamento, a integração de ambientes e a escolha de móveis com dimensões proporcionais à área. Tudo isso pode ampliar o ambiente. Nada é proibido, desde que tenha equilíbrio. Tudo é uma questão de planejamento, composição e projeto, afirma.
Confira o projeto do apartamento: