05/08/2009

Preço de seguro da casa própria não cai nas agências da Caixa

Fonte: Jornal da Tarde

Redução de 40% vale desde segunda-feira, mas funcionários não sabiam da nova regra

A redução de 40% no preço do seguro habitacional anunciada pela Caixa Seguros para contratos imobiliários firmados com a Caixa Econômica Federal com vigência desde segunda-feira ainda não chegou aos funcionários dos departamentos de habitação das agências da instituição.

Ao menos foi o que a reportagem do Jornal da Tarde constatou ao visitar cinco unidades do banco na capital e solicitar informações a respeito da baixa.

Em julho, Ricardo Talamini, diretor de Seguros para Financiamentos e Operações Financeiras da Caixa Seguros, que opera os seguros da Caixa, informou que os novos valores entrariam em vigor na segunda-feira.

Ontem, em visita a cinco agências, a reportagem constatou que os funcionários desconheciam a mudança. Na agência Lapa, o atendente informou que havia um estudo para reduções, mas nada havia sido implementado. Um atendente da agência Nossa Senhora do Ó, na Freguesia do Ó, disse que a redução só valia para os contratos firmados no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, para famílias com renda até dez salários mínimos (R$ 4,65 mil) e imóveis com valor máximo de R$ 130 mil.

Na agências Parapua, na Barra Funda, e Limão, o repórter ouviu dos atendentes que não havia ocorrido nenhuma redução nos preços dos seguros habitacionais.

O seguro habitacional é contratado com o financiamento, e cobre morte e invalidez do mutuário, além de danos causados ao imóvel. Definido a partir de combinação que considera a idade do titular do financiamento, o volume do saldo devedor e o valor do bem, o seguro pode representar entre 5% e 30% da prestação.

Em nota, a Caixa informou que “as alterações (reduções) nos índices de seguros foram comunicadas na última sexta-feira, dia 31, no fim da tarde. O banco garante, ainda, que a redução está em vigor desde segunda-feira e que os sistemas de habitação da Caixa, bem como o simulador habitacional no site do banco, já incorporam essas reduções.

“A Caixa está reforçando a sua divulgação não só para as agências visitadas, mas também para as demais unidades da Grande São Paulo, completa a nota. A Caixa Seguros informou que os contratos novos já serão calculados com os preços atualizados.

O simulador que a Caixa oferece em seu site para estimar valores e condições de financiamento também estava com problemas ontem. Não era possível verificar os valores detalhados para um consumidor que não fosse correntista da instituição. A Caixa reconheceu o problema e informou tratar-se de falha técnica, que a área competente já “trabalhava para resolver”. A informação foi corroborada pela Caixa Seguros. A redução anunciada pela Caixa é parte das mudanças que devem atingir o mercado de seguros em outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.