
Os preços dos aparelhos de ar-condicionado estão baixando e você está tentado a garantir o seu para não passar calor no próximo verão? Ótima ideia, mas, antes de sair em busca do seu, veja qual o modelo e a potência adequados para cada caso.
O tamanho do cômodo, o número de pessoas que o frequentam e a quantidade de aparelhos que geram calor são fatores que devem ser levados em conta. Na arte abaixo, veja as regras de uso e instalação, e saiba como calcular a capacidade ideal do equipamento.
Não se esqueça de somar o valor do serviço de instalação ao preço do aparelho. De acordo com o engenheiro do Sindicato da Habitação (Secovi-Rio) Orlando Sodré a instalação de um aparelho de janela deve variar em torno de R$ 200 e de um modelo split, cerca de R$ 400.
Melhor opção – Apesar de mais caro, o split é mais econômico e silencioso. Com o tempo de uso, a economia de 5% a 10% no consumo de luz pode compensar. E o retorno é ainda mais rápido, se o modelo escolhido for o Inverter.
Novidade no mercado, o Inverter adequa a capacidade de trabalho à necessidade do ambiente. A economia de luz no fim do mês pode chegar a 25%. Outra opção que faz muita diferença, principalmente para quem é alérgico, são os modelos com filtro bactericida.
“Não basta olhar para o preço. Às vezes, o aparelho é um pouco mais caro, mas traz benefícios consideráveis ao usuário. O filtro bactericida renova o ar do ambiente e impede que as bactérias se espalhem”, afirma o diretor de qualidade da Associação Sul-brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Luiz Alberto Hansen.
Decoração – Para o ar-condicionado não brigar com a cortina e você ter que optar entre um quarto escuro ou fresco, leve em consideração o espaço necessário para o aparelho, antes da instalação.