08/05/2012

“Prédio verde” em São Leopoldo (RS) é exemplo de sustentabilidade

"Prédio verde" em São Leopoldo (RS) é exemplo de sustentabilidade

Fonte: Revista do ZAP

Inaugurada em 2009, estrutura da SAP Labs Brasil em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, foi apresentada a jornalistas estrangeiros

A fachada não é verde, mas mesmo assim, o prédio é chamado de green building (edíficio verde). Uma das primeiras construções 100% sustentáveis da América Latina, a estrutura da SAP Labs Brasil em São Leopoldo, no Vale do Sinos (Rio Grande do Sul), chamou a atenção de jornais de vários países. Repórteres de seis nacionalidades desembarcaram no estado gaúcho para conhecer o exemplo da construção pensada para minimizar os impactos no meio ambiente.

Divulgação

Inaugurada em 2009 dentro do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), a estrutura recebeu investimentos de cerca de R$ 40 milhões. Entre outras iniciativas, a empresa reutiliza toda a água que descarta através de um sistema próprio de tratamento. As vidraças, que formam as paredes e o teto do prédio, permitem a entrada de luz natural, minimizando o uso de eletricidade.

Ao redor da construção, erguida na Unisinos, um sistema instalado em frente às vidraças bloqueia o calor do sol, ajudando no controle da temperatura. Os condicionadores de ar possuem um sistema inteligente, e entram em funcionamento automaticamente em caso de necessidade.

Com os sistemas instalados na empresa, a SAP realizou um trabalho de educação ambiental de seus colaboradores. Essas iniciativas geraram resultados diretos. Se comparada com uma estrutura comum, o prédio em São Leopoldo consome 70% a menos de energia e 60% a menos de água.

“Estamos conseguindo reduzir o consumo a cada ano. Outro reflexo positivo é que, por estar dentro dessa cultura diariamente, nossos colaboradores estão implementando essas práticas em casa”, afirma um dos coordenadores da empresa, Fabiano André Hennemann.

Se a estrutura atual de 8 mil metros quadrados já impressiona, nos próximos meses ela deve dobrar de tamanho. Um novo prédio, ao lado do atual, deve começar a ser construído em julho de 2012. Com isso, a empresa que hoje conta com 510 funcionários em São Leopoldo deve ultrapassar os mil colaboradores.

Os benefícios das medidas no comparativo entre 2010 e 2011:
Energia:
– 9,58%
Lixo não reciclado: – 21,07%
Lixo reciclável gerado: – 46,63%
Plástico: – 64,17
Papel: – 33,31%

A empresa conseguiu, no último ano, reduzir seu consumo de energia e baixar os volumes de lixo gerado. Em contrapartida, teve aumento no número de funcionários de 37,1%.

Jornais que vieram conhecer o prédio:
USA Today – Estados Unidos
Business Green – Reino Unido
L’Informaticien – França
Computerworld – Reino Unido
01 Business and Technologies – França
Focus Magazine – Alemanha
Sekret Firmy – Rússia
Diario Perfil – Argentina
Financial Times – Estados Unidos

Sobre a SAP
A SAP é líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial. A empresa está presente no mundo todo, com operações próprias e via parceiros de negócios. Na América Latina, possui subsidiárias em 12 países. A empresa estima que 63% da receita com transações financeiras no mundo circulam na plataforma SAP.

Leia mais:
>> Dicas para tornar sua casa mais sustentável
>> Confira: cobertura é remodelada com recursos sustentáveis
>> Reforma sustentável e econômica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.