17/06/2007

Prefeitura do Rio cria selo verde para imóveis

Fonte: O Globo

Certificação garantirá cuidados urbanísticos para a área ao redor

Donos de imóveis residenciais e comerciais, além de construtoras de empreendimentos em que tenham sido implantadas medidas de eficiência energética, podem ser bem recompensados pela prefeitura do Rio. A essas edificações será concedido um selo verde, que garante que seu entorno terá prioridade de tratamento urbanístico. A determinação está no decreto municipal 27.990.

Para receber o selo, a construção terá que ser submetida a uma análise da prefeitura. Será formada uma comissão de técnicos de Rioluz, Instituto Pereira Passos e secretarias municipais de Urbanismo, Obras e Meio Ambiente para visitar os imóveis e indicar os que alcançaram bons resultados em eficiência energética. Ainda não foi criado, no entanto, um canal para inscrições.

Construtora americana fará seminário para a comissão

De acordo com Cesar Maia, a prefeitura está programando um seminário com a construtora americana Tishman Speyer, que tem larga experiência em edifícios verdes (inclusive, constrói um no Rio, o Ventura Corporate Tower, no Centro), para definir os elementos de vistoria.

— As edificações destacadas serão prioritariamente atendidas pelos serviços públicos, garantindo a máxima qualidade urbana em seu entorno — disse o prefeito, por e-mail, ao “Morar Bem”, acrescentando que essa é uma contribuição da prefeitura para diminuir o aquecimento global.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.