10/12/2009

Prepare a decoração natalina da sua casa

Fonte: O Globo
Gurilanda metálica para adornar a porta de entrada (Fotos: Divulgação)
Gurilanda metálica para adornar a porta de entrada (Fotos: Divulgação)

Rio de Janeiro – A cidade já está toda iluminada e cheia de enfeites para celebrar o período natalino. Tem árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas, Papais Noéis escalando janelas de apartamentos e pisca-piscas nas entradas de prédios. E você, já fez a sua decoração de Natal? Com a correria de fim de ano, muitas vezes não sobra tempo nem dinheiro para preparar o ambiente. Mas, com alguns apetrechos e muita criatividade, toda a família pode participar da criação de uma decoração personalizada para cada cantinho da casa.

A grande protagonista da festa natalina é a árvore de Natal. Na hora de enfeitá-la, deixe a imaginação rolar solta. Pendure em seus galhos, bombomns, aquelas bijuterias antigas ou xícaras em desuso. A arquiteta Cristiane Laclau aposta na inspiração escandinava para este ano. Tanto é que sua árvore é adornada por bolas em estilo clássico dos países do norte europeu. E, segundo ela, não são peças difícies de fazer. Com isopor, tinta acrílica, verniz e um lápis é possível criar enfeites charmosos e diferentes.

“Todos esses materiais podem ser encontrados nas ruas do Centro. O primeiro passo é passar a tinta acrílica da cor que desejar na bola de isopor. Depois que estiver seca, pode se pedir para as crianças criarem desenhos sobre ela. A finalização é feita com verniz. Essas bolas podem também ser feitas de papel maché”, diz a arquiteta.

Arranjos florais para adornar a mesa natalina
Arranjos florais para adornar a mesa natalina

E para dar boas vindas aos convidados na ceia de Natal, que tal pendurar uma guirlanda metálica no alto da porta social da casa? Christiane sugere o uso de papel acetato laminado para cobrir a coroa de palha. E o hall de entrada também merece atenção especial. Uma dica é usar fitas vermelhas, verdes e douradas para decorar os castiçais de velas e envolver espelhos e aparadores.

Nas janelas da casa, use fios de seda transparente no varão da cortina e aproveite os peitoris com pinhas, bonecos e botas de pano. No corrimão da escada, abuse das cores e materiais. Para enfeitar a sala, as paisagistas Emmilia Cardoso e Marisa Lima. Na sala sugerem o uso de bromélias e orquídeas podem servir de bom enfeite de mesas. A dupla acredita que o mais importante na hora de fazer o arranjo é priorizar as flores da época, assim como os americanos fazem com o pinheiro, que é colhido, praticamente, no dia de Natal.

Para o momento do jantar, a mesa foi decorada com arranjos florais. O suporte, por exemplo, foi feito com folhagem de murta. A mesa ganhou ainda pequenos detalhes, como laços de fita nos guardanapos e pimentas – cada prato ganhou uma, para garantir o toque de vermelho, típico do Natal. A varanda foi decorada com bromélias e orquídeas, envoltas pelo tradicional pisca-pisca, e o espaço ainda ganhou bichinhos e botinhas de pelúcia.


 

LEIA MAIS:

IMÓVEL COMO PRESENTE DE NATAL

ALUGUEL DE IMÓVEL PARA A PASSAGEM DE ANO ESTÁ 131% MAIS CARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.