19/01/2007

Prepare a documentação para a venda

Fonte: Editoria Zap

Comprovante de pagamento das três últimas contas de água, luz e gás também deve ser apresentado

Após decidir a venda de um imóvel, diversas providências devem ser tomadas como a avaliação, anúncios, imobiliária e o principal que sem ele não há negociação: os documentos.

Antes de fechar uma compra o proprietário deve fornecer ao comprador toda documentação em ordem e segundo o presidente do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) Dr. João Teodoro da Silva, o primordial e que deve estar sempre atualizada é a certidão de ônus que comprova a inexistência de restrições à propriedade do imóvel como penhoras, hipotecas, etc. Isso dará a garantia ao novo proprietário que não terá “surpresas” no futuro. E este documento pode ser facilmente retirado no cartório de registro de imóvel.

Também é importante solicitar a certidão negativa de débitos municipais, declaração de quitação de débitos condominiais (no caso de compra de apartamento), comprovantes de pagamento das três últimas contas de água, luz e gás e cópia do carnê do IPTU.

Veja a relação dos documentos que devem ser providenciados:

– Matrícula atualizada do imóvel, junto ao cartório de registro de imóveis competente, onde se encontra registrado o referido imóvel.

– Certidão negativa de tributos imobiliários, junto a prefeitura local.

– Em caso de apartamento, deve-se ainda solicitar a declaração de inexistência de débitos condominiais.

– IPTU e taxa de lixo (SP) quitados, até a data de entrega das chaves.

– Certidões pessoais dos vendedores (proprietário)

          – Certidões cíveis e certidões executivos fiscais.

          – Certidão da justiça federal

          – Certidão do cartório de protesto.

          – Certidão trabalhista

 

 

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