05/03/2017

Prepare o seu jardim para o outono

Saiba quais são os cuidados a tomar para que suas plantas fiquem bonitas e saudáveis

Fonte: ZAP em Casa

O outono começa no dia 20 de março. Durante o verão, quando os termômetros registraram altos índices de temperatura, além das pessoas, que sofreram com o calor, quem mais sofreu foi o seu jardim.

Aposte em espécies que suportem o frio (Fotos: Thinkstock)

Com a chegada do outono surgem dias mais frios. Com as baixas temperaturas, é possível apostar em espécies que suportem o frio, como a azaléia, a sálvia e a quaresmeira.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Segundo Anselmo Augusto de Castro, professor do curso técnico em Paisagismo do Senac Santa Cecília, algumas plantas precisam ficar protegidas do vento e do frio.

“Crie barreiras contra o vento para as espécies recentemente plantadas”, orienta. Castro também explica que essa é a época limite para fazer o transplante de árvores e arbustos grandes.

Período é ótimo para realizar a limpeza e adubação no jardim

O momento também é ótimo para realizar a limpeza e adubação no jardim. Elimine insetos e ervas daninhas que possam ter invadido os canteiros e vasos. Folhas e galhos secos devem ser retirados. Uma boa poda é bem-vinda, inclusive a de manutenção de cercas vivas. É recomendável também dividir e replantar as touceiras muito grandes.

Castro recomenda retirar plantas de verão de ciclo curto, como petúnia e zínia. Folhas caídas devem ser recolhidas para preparar adubo verde (composto orgânico).

Limpe sempre a superfície de lagos ornamentais pois levam muita matéria orgânica à água

“Limpe sempre a superfície de lagos ornamentais. Retire o excesso de folhas, pois podem trazer muita matéria orgânica à água, propiciando o aparecimento de algas”, adverte. Ralos e calhas também devem ser limpos.

É preciso fazer a adubação de plantas perenes que florescem na estação

O professor explica que o final da estação é a melhor época para o plantio da maioria das plantas de bulbo que florescem no final do inverno e começo da primavera, como o narciso. Também deve ser feita a adubação de plantas perenes que florescem na estação, caso da flor-de-maio, e no inverno, como áster, azulzinha, boca-de-leão e calêndula.

Tags: jardimoutono

18 Comentários

  1. Bom dia, é meu primeiro acesso e gostaria que me dessem orientação sobre Mixiriqueira, pois tenho em meu jardim, quando vim morar nesse endereço em 2008, já estava por aqui e apenas no ano passado, foi que descobri sobre ela, pois começou a dar frutos e estou notando agora que estão caindo muitas frutas ainda verdes. Favor me oriente se terei que fazer algum tratamento especial . Obrigado por enquanto.

  2. Olá Arnaldo. Neste caso é bom consultar um especialista (biólogo, agrônomo dentre outros) para analisar a situação da árvore. Infelizmente não temos uma reportagem especial sobre essa questão.

  3. Olá!! Estou entrando em contato, pois gostaria de sugestões para fazer um jardim, o espaço que tenho é de 5 metros de comprimento e 5 de largura.

  4. Tenho algumas flores e ao replanta-las esses dias achei musquitinho pequenininhos entre as flores e folhas caidas e algumas estão com pontinhos pretos não sei o que fazer?

  5. Olá Janaína. Nesse caso é bom procurar ajuda especializada para analisar a situação das suas plantas. O especialista poderá ver a o problema de perto e propôr a melhor solução para você.

  6. Gostei das informações.Gostaria de saber qual o remédio que posso usar em mato de jardim. Tenho muito espaço e o mato cresce muito rápido.

  7. gostaria de receber email de sugestões para jardinagem ou uma edição da revista para eu conhecer. Rua Rio Branco n437 casa bairro:centro Cep: 48.880-000

  8. é meu primeiro acesso e gostaria de saer como fazer mudas de boldo pois já tentei e não consigo plantar em um vaso uma muda.Obrigada pelas dicas pois me são muito úteis.

  9. Tenho cantoneiras em cima do meu muro de entrafa fe casa q saber q planta fica legal e q se adpata.

  10. Adoro jardinagem achei essa matéria o maximo gostaria de receber dicas de jardinagem com produtos recicláveis

  11. quero saber como cuidar melhor de vasos para ficar dentro de casa e fora de casa.obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.