19/05/2014

Preto em abundância rompe padrões e dá originalidade a quarto conceitual para bebê

Preto em abundância rompe padrões e dá originalidade a quarto conceitual para bebê

Fonte: Revista do ZAP

Ambiente Concept Baby, da Casa Cor Santa Catarina 2014, tem no degradê de tons azulados o contraponto à sobriedade da cor principal

Quando pensamos em quartos de bebês, tonalidades como azul, rosa, amarelo e verde – todos, usualmente, bem clarinhos – vêm à nossa mente. Afinal, são as cores mais tradicionais para o ambiente. Maíra Queiroz e Vanessa Faller, arquitetas do Espaço do Traço Arquitetura, contudo, resolveram inovar no quarto conceitual para um bebê da Casa Cor Santa Catarina 2014. A grande provocação das profissionais foi o uso abundante do preto no projeto.

Segundo as arquitetas, o bebê ainda não sofreu influência da cultura que dita que a cor preta é ameaçadora. Até porque ele acabou de sair do escurinho do útero de sua mãe, não é mesmo? “Queremos mostrar que o preto não deixa o ambiente pesado. No caso, ele serviu para atribuir profundidade e ajudar a destacar os elementos decorativos do projeto, conferindo sofisticação à decoração”, descrevem as arquitetas. Já o degradê de tons azulados, assim como o verde esmeralda, fazem oposição à seriedade da cor em destaque.

quarto de bebê-criança

Com 56m², o ambiente Concept Baby foi dividido em área de brincar, área de comer (amamentar), área de dormir e banheiro. Toda a iluminação do espaço é controlada por  sistema de automação, que possibilita a criação de diferentes cenários: desde uma atmosfera mais intimista, que auxilie na hora de ninar, até uma luz potente, para acelerar o metabolismo. Primando pela facilidade de manutenção, o piso vinílico foi escolhido como revestimento.

Integrante fundamental do ambiente, o berço foi instalado em uma posição estratégica, com luminárias em forma de nuvem flutuando ao seu redor. Atrás do móvel, uma meia parede amadeirada divide os espaços. Logo após a área de descanso, encontra-se a área de banho, composta por uma bancada em córian, banheira embutida, trocador sobre a tampa de correr e nichos, que deixam os produtos e acessórios sempre acessíveis.

quarto de bebê-criança

Os detalhes da decoração também foram desenvolvidos pensando em futuras interações com a criança. Um tapete, por exemplo, remete a grama. Outro tem uma amarelinha impressa. Os pufes de tricô, por sua vez, pelo formato e tom de cinza, lembram pedras. Já a cama está inserida em um palco para futuros teatrinhos.

A árvore confeccionada em córian é um dos destaques da decoração. “Essa árvore simboliza a origem da vida, a chegada e o desabrochar do bebê”, explicam as arquitetas. Em conjunto, os porta-retratos dispostos no quarto remetem a uma árvore genealógica, o que fomenta a ligação entre a criança e as raízes de sua família.

quarto de bebê-criança

quarto de bebê-criança

quarto de bebê-criança

quarto de bebê-criança

quarto de bebê-criança

quarto de bebê-criança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.