18/09/2008

Primeiro edifício verde do Rio será entregue em setembro

Fonte: Editoria Zap

Ventura Corporate Towers marca a chegada à capital carioca das incorporadoras Tishman Speyer e Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário

Único edifício do Rio de Janeiro até hoje a cumprir os requisitos do selo green building (edifício verde), o Ventura Corporate Towers, no Centro da cidade, terá a primeira de suas duas torres entregue no dia 23 de setembro.

O empreendimento marca a chegada ao Rio das incorporadoras Tishman Speyer e Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, responsáveis por um investimento de R$ 450 milhões no desenvolvimento do projeto e em sua construção. A primeira torre foi adquirida por um fundo de investimento internacional, no início desse ano, em uma das maiores operações realizadas no mercado imobiliário na região.

“Uma operação deste tipo reflete nossa atuação global”, afirma Daniel Citron, presidente da Tishman Speyer no Brasil. “Como grandes desenvolvedores imobiliários, buscamos sempre o momento ideal de investir em grandes projetos e a oportunidade mais interessante para obtermos o retorno desse investimento. As condições excepcionais do negócio demonstram a qualidade do empreendimento que estamos desenvolvendo no Rio de Janeiro.” O valor total da venda da primeira torre do Ventura foi de R$ 422 milhões.

As obras da segunda torre já estão em ritmo acelerado, com previsão de entrega para março de 2010. Segundo Daniel Cherman, diretor comercial e responsável pela operação do novo escritório da empresa no Rio de Janeiro, o mercado carioca possui um grande potencial para investimentos na área imobiliária. “Considerando que o interesse do mercado é muito grande, a Tishman Speyer já está buscando novas oportunidades no mercado do Rio de Janeiro”, revela Cherman.

O Ventura Corporate Towers será constituído por duas torres de escritórios, além de ampla área de conveniência e serviços. Juntos, os dois edifícios totalizam 105 mil metros quadrados de área locável de escritórios e varejo. O complexo de escritórios de alto padrão está localizado na Av. República do Chile, em frente à Catedral Metropolitana e foi o primeiro empreendimento corporativo do Rio a receber a pré-certificação de “edifício verde”, concedida pelo U.S. Green Building Council, dos Estados Unidos, seguindo o sistema Leed (Leadership in Energy and Environmental Design).

Para obter a certificação, o Ventura preenche uma série de requisitos que têm início na fase de projetos e construção e continuam durante a operação do empreendimento. O complexo de escritórios está sendo certificado pelo capítulo Core and Shell, tipo de construção que permite grande flexibilidade dos espaços internos e que constitui uma tendência entre os modernos edifícios corporativos ao redor do mundo, por atender às diferentes necessidades das empresas globalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.