28/01/2007

Procure mão-de-obra qualificada

Fonte: Jornal da Tarde

  Assim como ocorre com os materiais usados nas instalações elétricas, a qualidade dos profissionais contratados para executar a reforma é fundamental. “O primeiro passo é prever o consumo de um imóvel, e o engenheiro elétrico é quem está habilitado a fazer esse cálculo”, comenta Laercio de Sousa, presidente da Associação Brasileira pela Qualidade dos … Continue lendo “Procure mão-de-obra qualificada”

Zap o especialista em imóveis

 

Assim como ocorre com os materiais usados nas instalações elétricas, a qualidade dos profissionais contratados para executar a reforma é fundamental. “O primeiro passo é prever o consumo de um imóvel, e o engenheiro elétrico é quem está habilitado a fazer esse cálculo”, comenta Laercio de Sousa, presidente da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos (Qualifio).

A busca por um responsável treinado e habilitado pode começar com a ajuda da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee-SP), que aceita requisições de visitas técnicas por meio de seu site: www.abee-sp.com.

Os riscos de apostar em um serviço mais econômico realizado por alguém sem o treinamento correto são grandes, de acordo com os especialistas. “Uma pessoa que não está capacitada pode dimensionar um sistema muito acima das necessidades daquele imóvel, ou então fazer um subdimensionamento, o que é muito mais perigoso para os moradores”, opina Sousa.

Depois que o planejamento da fiação e instalações elétricas estiver pronto, o segundo passo é encontrar um eletricista treinado e com conhecimentos atualizados para executar a reforma.

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) têm realizado treinamento periódico de profissionais, cujo contato fica disponível no site www.encontreseueletricista.com.br. “Os eletricistas são reciclados, passam por uma prova e recebem uma carteirinha que comprova sua capacidade”, afirma Milena Guirão, coordenadora de marketing do Procobre.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.