29/07/2013

Profissionais dão dicas de como deixar a casa preparada para o inverno

Profissionais dão dicas de como deixar a casa preparada para o inverno

Fonte: Revista do ZAP

Mudanças na decoração podem deixar o ambiente mais aconchegante e quente

Com a onda de frio que tomou conta da região sul do Brasil, chegar em casa geralmente proporciona a melhor fase do dia. Afinal, o aconchego do lar remete ao calor, sensação que da porta para fora está bem difícil de encontrar. Seguindo algumas dicas de profissionais, deixar a casa mais quentinha será fácil e não vai doer no bolso.

 inverno

 

De acordo Carlos Alberto Barbosa Souza, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Univali de Itajaí, tapetes, cortinas e carpetes retêm o calor, e portanto, deixam os ambientes mais quentes. Além disso, fechar as frestas com tecidos ou papéis também pode ser uma alternativa.

O profissional também orienta que, em tempos mais frios, a sala de jantar pode até ser aposentada e as refeições devem ser feitas na cozinha, pois o calor da preparação dos alimentos ajuda a deixar o ambiente mais agradável e aconchegante. Quem optar pelos aquecedores, por exemplo, não deve esquecer de umedecer o local, pois o calor resseca o ar e isso prejudica a pele e a respiração.

“Dá para colocar uma bacia com água ou toalhas úmidas para que o aquecedor não resseque o ar”, ensina.

Para quem pensa em investir um pouco mais, pode optar pelas lareiras portáteis que funcionam com etanol e custam de R$ 300 a R$ 3 mil, de acordo com Souza. Elas dão efeito decorativo e aquecem o ambiente. Porém, ele alerta que é bom pensar bem na hora de adquirir uma, posi se as ondas de frio durarem pouco, como ocorre em algumas partes da região, o consumidor pode comprar um objeto que será pouco usado.

A arquiteta Vanessa Schmidt, de Balneário Camboriú, lembra que alguns detalhes na decoração ajudam a deixar as casas mais aquecidas.

“Uma ideia é usar mantas de pele ou tricô e almofadas revestidas com pelos. Elas aquecem mais e deixam o ambiente bonito.”

Outra opção é caprichar no uso de velas. Cachepôs, lamparinas e candelabros podem ser espalhados pela casa. A arquiteta explica que a iluminação faz um efeito psicológico que ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e assim, com uma sensação de aquecimento.

Quem pensa em fazer uma reforma em casa ou até mesmo construir uma nova, pode usar materiais que deixam os ambientes menos gelados. Carlos explica que há revestimentos termoacústicos, além de telhas especiais e pisos térmicos.

Outro cuidado é com as paredes, para impedir a saída do calor e a entrada do frio, os tijolos devem ser posicionados na horizontal.

Leia mais:
>> Soluções simplificadas de lareiras viram alternativas às estruturas de alvenaria
>> Comprar ar-condicionado no inverno pode ser bom negócio|
>> Casa quentinha: tecnologias de aquecimento trazem conforto térmico durante o inverno

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.