11/07/2013

Projeto de fachada e de interiores atualiza pizzaria sem abrir mão do estilo rústico

Projeto de fachada e de interiores atualiza pizzaria sem abrir mão do estilo rústico

Fonte: Revista do ZAP

Reboco removido do exterior deixa à mostra tijolos originais da construção com mais de 40 anos

Imagens de diferentes regiões da Itália inspiraram o projeto arquitetônico de reforma realizado na fachada e no hall de entrada desta pizzaria localizada em um antigo casarão no bairro Floresta, em Porto Alegre. De autoria da arquiteta Suzane Decezaro, o trabalho finalizado neste ano prima por valorizar as características originais da construção com cerca de 350 metros quadrados de área construída, adicionando detalhes contemporâneos sem abrir mão do despojamento que caracteriza o tradicional estabelecimento.

Na fachada, o antigo reboco rústico foi removido, deixando à vista os grandes tijolos da casa com mais de 40 anos de idade. “Após descascar inteiramente o exterior, optei por revestir o contorno das aberturas com madeira de demolição. Além disso, as janelas e as portas que eram de ferro agora receberam panos de vidro, mudança necessária para dar um ar moderno a quem chega”, diz a autora.

pizzaria-rústico

 

Completa a renovação da fachada o ripado também feito em madeira de demolição erguido verticalmente para esconder o telhado inclinado original da construção.

“Toda esta renovação foi pensada para deixar a casa com aquele ar italiano, mas não tão residencial a ponto de não parecer um estabelecimento comercial e sim uma casa. Ainda falta aplicar o novo logotipo e as floreiras externas, que completam este clima bem próprio das vilas italianas rurais onde a simplicidade comanda”, destaca.

pizzaria-rústico

 

Internamente, o estabelecimento também passou por processo de renovação. O novo hall de entrada (acima) foi repintado e recebeu espelhos, além de uma mesa em madeira de demolição, criando harmônica parceria com o amarelo intenso do jardim interno (abaixo) que conduz aos salões da casa. Completa a passagem a céu aberto a trepadeira unha-de-gato que sobe parede acima ao lado das mesas externas responsável pelo ar natural.

pizzaria-rústico

 

Internamente, nos salões que abrigam cerca de 150 pessoas, os tijolos à vista foram mantidos, mas ganharam mesas de madeira de linhas retas do mesmo estilo da fachada. A horizontal adega de ferro e madeira fixada em uma das paredes organiza e também expõe alguns dos mais de 130 rótulos nacionais e internacionais que a casa trabalha para acompanhar as tradicionais pizzas preparadas na pedra.

pizzaria-rústico

 

Quadros adquiridos pelo proprietário com desenhos e fotos de várias regiões e pontos turísticos da Itália decoram as paredes e arrematam a decoração de interiores.

Leia mais:
>> Estilo rústico marca projeto de living e espaço gourmet da Casa Cor RS
>> Decoração rústica traz clima do campo para a cidade

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.