30/10/2012

Projeto de remodelação promete dar cara nova para Novo Hamburgo

Projeto de remodelação promete dar cara nova para Novo Hamburgo

Fonte: Revista do ZAP

Revitalização prevê instalação de redes subterrânea de energia em avenidas

Uma grande cirurgia plástica será realizada em pontos específicos de Novo Hamburgo, mudando consideravelmente a cara do município do Vale do Sinos. É o que prevê um projeto de remodelação urbana da prefeitura, que receberá investimento de quase R$ 200 milhões a partir de janeiro do próximo ano.

Divulgação / Prefeitura de NHAvenida General Daltro Filho, no Centro, ganhará ares retrô com novos postes e prédios recuperados

Entre as obras previstas, estão a recuperação de prédios históricos e a instalação subterrânea de fios da rede de energia na Avenida General Daltro Filho — mesmo expediente que será usado na Pedro Adams Filho. O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a liberação de cerca de R$ 96 milhões. O acordo prevê que o município, mesmo que por meio dos governos Federal e Estadual, invista, pelo menos, o mesmo valor.

O processo para que Novo Hamburgo tivesse acesso aos recursos do BID começou em 2007. Foram cinco anos de negociação e estudo de cada uma das ideias apresentadas. De acordo com o prefeito, a verba será investida na melhoria urbana de vários pontos do município, na economia e na prevenção à violência.

“É um projeto bastante amplo que vai mudar a cidade, tanto fisicamente em locais estratégicos, quanto dando mais competitividade econômica. E ajudará na segurança pública”, explica.

Previstas para começarem até o fim do próximo mês, as licitações para as obras devem ser concluídas até o início de 2013. Dois bairros, além do Centro, devem receber as obras de revitalização. Em Hamburgo Velho, as melhorias incluem o Parque Henrique Luiz Roessler — o Parcão — e o Centro Histórico. Na área central da cidade, as praças 20 de Setembro e do Imigrante serão revitalizadas.

O que está previsto
— Entre as melhorias, o Parcão deverá receber pistas de caminhada, ciclovia, cercamento, novos acessos, anfiteatro ao ar livre, sanitários, lancherias, quadras esportivas e estacionamento.
— No Centro Histórico, a Avenida General Daltro Filho será pavimentada com blocos de concreto e haverá o rebaixamento das calçadas. Os prédios históricos serão recuperados, fios da rede elétrica passarão a ser subterrâneos e novos postes de iluminação serão instalados.
— A Casa Lar da Menina, cujo primeiro prédio foi erguido em 1886, será restaurada e ganhará um espaço para memorial. Só em edificações, a revitalização compreenderá 1.112 metros quadrados.
— Outro ponto que deve ser melhorado é o da sub-bacia do Arroio Pampa, no bairro Canudos. O trecho sul da Avenida Alcântara receberá obras para reduzir os alagamentos. O projeto inclui a recuperação paisagística da área, com ciclovia e passeio.
— No Centro, as praças 20 de Setembro e do Imigrante serão revitalizadas. Na Avenida Pedro Adams Filho, os fios da rede elétrica serão enterrados.
— Além das obras de revitalização urbana, o projeto enviado ao BID prevê a criação de um parque tecnológico.
— O objetivo é diversificar a matriz econômica investindo na atração e criação de empresas do setor de tecnologia.
— O polo deverá ser erguido em uma área de 20 hectares no bairro Primavera. Além disso, está programada a expansão da Hamburgtec, a unidade hamburguense do Parque Tecnológico do Vale do Sinos.
— Na área da segurança, parte da verba será empregada em ações de prevenção à violência. A intenção é melhorar o atendimento aos bairros Canudos e Santo Afonso.

Leia mais:
>> Veja imóveis à venda em Novo Hamburgo

Tags: Urbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.