A influência francesa tem destaque nesta fazenda em Indaiatuba, no interior de São Paulo, tanto na arquitetura da casa quanto em sua decoração. Na parte interna, o estilo aparece na delicadeza dos detalhes, no rodapé de madeira e nas molduras de gesso. Tudo branco, conforme a cartilha francesa, conta Dado Castello Branco, arquiteto e designer de interiores responsável pelo projeto. O jovem casal de proprietários deu total liberdade de criação ao profissional. Disseram apenas que queriam uma casa gostosa para aproveitar os finais de semana com as filhas e os amigos, relata.
O ar campestre da sala de estar ganhou força com o piso de madeira de demolição. A matéria-prima é utilizada, inclusive, na estante do home theater, também desenhada pelo arquiteto, trazendo ainda mais rusticidade ao ambiente. O charme das áreas sociais fica por conta das luzes indiretas dos abajures.
A varanda, por sua vez, foi integrada ao living e recebeu piso de plaquetas cerâmicas. Em perfeita harmonia com os móveis de madeira escolhidos para o ambiente, aponta o arquiteto. Já no outro lado da sala está uma das maiores joias do projeto, segundo o profissional: um canal repleto de plantas aquáticas e circundado por um canteiro de pedras e vasos, onde são cultivadas espécies longilíneas. Já a piscina, que ainda possui aquecimento a gás, foi revestida com pedra vulcânica hijau verde.
Na área externa da casa, o tom da fachada é dado pela pintura texturizada em ocre claro. A construção ganha ares ainda mais campestres a partir do revestimento de pedras em algumas das paredes. A escolha da telha cerâmica para a cobertura seguiu o mesmo direcionamento rústico.
Leia mais:
>> Decoração sustentável: conheça 10 formas de utilizar madeira de demolição em casa