22/04/2007

Projeto transforma casa em um “oásis”

Fonte: Jornal da Tarde
DivulgaçãoZap o especialista em imóveisProjeto de Benedito Abbud: vasos, plantas e elementos rústicos no jardim

Ter uma casa no litoral não bastava como opção de lazer para a família. Foi então, que contrataram o arquiteto e paisagista Benedito Abbud. Sua tarefa para esse projeto era de integrar a casa ao ambiente praiano e incluir piscina, local para a contemplação da natureza e muita vegetação.

A idéia de Abbud foi de incluir o maior número de itens naturais disponíveis e proporcionar um ambiente intimista (calmo e tranqüilo) e, ao mesmo tempo, capturar a beleza da paisagem marítima para o jardim.

Dessa forma, depois de um dia de praia, a família pode relaxar em seu oásis particular, além de receber amigos, contemplar a natureza e desfrutar de todo o lazer que a casa proporciona.

Alguns pontos fizeram o diferencial no resultado final da obra, como a utilização do recurso da piscina com borda infinita, que dá a sensação de continuidade entre a piscina e o mar.

A vegetação, também fundamental para esse objetivo, foi utilizada de forma estratégica – junto a pilares, muros e construções vizinhas – para pontuar o espaço, preservar a intimidade e, ao mesmo tempo, não prejudicar o visual da praia, nem a incidência do sol.

Ao longo do jardim, foram projetados espaços de estar e contemplação. O desenho do piso foi propositalmente criado para integrar os ambientes com linguagem harmônica. Além disso, houve um cuidado especial para preservação das espécies nativas de palmeiras. Foram utilizadas diversas espécies vegetais como alpínias, bromélias, monstera e palmeiras. Todas escolhidas em função do volume e da cor das folhas e das flores. O arquiteto também observou a época de floração de cada espécie, para ter um jardim colorido durante todo o ano.

Para complementar e trazer mais vida e beleza à residência, Abbud privilegiou as plantas que ofereciam aroma das flores e folhas e também a frutificação para atrair pássaros e pequenos animais.

Embora englobar todas as características em um mesmo imóvel requer um amplo espaço, Abbud ensina que, bem projetado, dá para adaptar algumas características a qualquer tamanho de ambiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.