
Elas são fundamentais para a sustentação das construções, mas podem se tornar um obstáculo no caminho de arquitetos e decoradores. Ou não. Pois quando é impossível vencê-las, o jeito é incorporá-las ao cômodo. Foi o que fez a dupla de arquitetos Fernanda Bessone e Raul Moras. Às voltas com a transformação de um lavabo, que era interligado a uma sala íntima, num banheiro, a dupla se deparou com uma imensa coluna retangular.
“A primeira reação é sempre de susto. Depois, surgem as ideias de como tirar o melhor proveito dela. Isso é muito comum em imóveis antigos, quando dificilmente o morador guarda a planta original”, diz Fernanda.
Nesse caso, a saída encontrada foi usar a coluna para delimitar os espaços, separando a bancada da pia do box. De quebra, ela passou a abrigar as tubulações de água quente e ganhou um banco integrado, que fica dentro do box. E o seu formato também mudou:
“A coluna ganhou contornos arredondados. Em função disso, optamos por revesti-la com pastilhas de vidro, que acompanham melhor as curvas”, completa.
O aço, por sua vez, foi o material escolhido pela arquiteta Andréa Chicharo para revestir a coluna – que de retangular também virou redonda – encontrada na obra de ampliação de uma casa:
“É um material nobre, de fácil manutenção e combina com tudo. Dependendo do ângulo que se olha, a coluna parece delimitar a sala, que tem três ambientes.”
LEIA MAIS:
ESTANTES IRREVERENTES ORGANIZAM E DECORAM O AMBIENTE