17/06/2010

Projetos mostram como tirar o melhor proveito das colunas

No banheiro,recém-reformado, a coluna retangular ganhou formas redondas e pastilhas de vidro (Foto: Berg Silva/O Globo)
No banheiro,recém-reformado, a coluna retangular ganhou formas redondas e pastilhas de vidro (Foto: Berg Silva/O Globo)

Elas são fundamentais para a sustentação das construções, mas podem se tornar um obstáculo no caminho de arquitetos e decoradores. Ou não. Pois quando é impossível vencê-las, o jeito é incorporá-las ao cômodo. Foi o que fez a dupla de arquitetos Fernanda Bessone e Raul Moras. Às voltas com a transformação de um lavabo, que era interligado a uma sala íntima, num banheiro, a dupla se deparou com uma imensa coluna retangular.

“A primeira reação é sempre de susto. Depois, surgem as ideias de como tirar o melhor proveito dela. Isso é muito comum em imóveis antigos, quando dificilmente o morador guarda a planta original”, diz Fernanda.

Nesse caso, a saída encontrada foi usar a coluna para delimitar os espaços, separando a bancada da pia do box. De quebra, ela passou a abrigar as tubulações de água quente e ganhou um banco integrado, que fica dentro do box. E o seu formato também mudou:

“A coluna ganhou contornos arredondados. Em função disso, optamos por revesti-la com pastilhas de vidro, que acompanham melhor as curvas”, completa.

O aço, por sua vez, foi o material escolhido pela arquiteta Andréa Chicharo para revestir a coluna – que de retangular também virou redonda – encontrada na obra de ampliação de uma casa:

“É um material nobre, de fácil manutenção e combina com tudo. Dependendo do ângulo que se olha, a coluna parece delimitar a sala, que tem três ambientes.”

LEIA MAIS:

ESTANTES IRREVERENTES ORGANIZAM E DECORAM O AMBIENTE

CONFIRA AS SOLUÇÕES USADAS PARA DIVIDIR OS CÔMODOS

VEJA COMO DECORAR SUA CASA EM UM CLIQUE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.