15/06/2012

Proposta de paisagismo une entorno de casa em Santa Catarina

Proposta de paisagismo une entorno de casa em Santa Catarina

Fonte: Revista do ZAP

Como a arquitetura da residência tem linhas contemporâneas e puras, no jardim foram usadas formas orgânicas para fazer um contraponto

Um projeto com plantas perenes, de fácil manutenção e que valorizasse e estivesse em harmonia com as linhas da casa – obra do escritório PMA Arquitetura, de São Paulo. Esse era o desejo dos clientes desta residência, localizada num condomínio com campo de golfe, na praia dos Ingleses, em Florianópolis. Divulgação


“Ainda solicitaram uma pequena horta de ervas e um redário, projetado posteriormente”, conta a engenheira florestal e paisagista Rita Frizzo, responsável pela criação do projeto de paisagismo.

Divulgação

Como a arquitetura da residência tem linhas contemporâneas e puras, no jardim foram usadas formas orgânicas para fazer um contraponto. Na grande parede frontal de pedras, que no paisagismo funciona como uma tela, segundo a paisagista, o destaque fica por conta da planta escultórica pandanus.

Divulgação




















Ainda foram usadas forrações de míni pittosporum, lavanda e liriope variegata que, olhando do andar superior, promove a continuidade do desenho da lateral, onde foi criado um caminho de pedras com plantas de forração de diversas tonalidades de verde. De arbustos foram plantadas flores roxas, a exemplo de Tumbergia erecta, arundina e, fazendo a transição entre forrações e arbustos, usou-se a lavanda.

Na área social, há canteiros de moreia, pontuados por Eugenia sprengeli, para dar privacidade na lateral. Do lado oposto, foi implantada uma pequena horta e, junto do muro, foram colocadas arundina e míni pittosporum. Como na residência há a incidência de madeira de demolição, o acesso recebeu dormentes.

Privacidade e harmonia
As plantas que compõem o paisagismo buscam uma harmonia entre si. E a escolha dessas espécies foi norteada pela facilidade de manutenção e funcionalidade: gerar privacidade aos moradores.

Conforme Rita, este jardim requer uma limpeza semanal de folhas secas, retirada de ervas daninhas a cada 15 dias e irrigação quando se faz necessária, além da adubação de três em três meses.


Leia mais:
>> Veja as tendências em arranjos e plantas
>> Paisagismo: saiba como cuidar das plantas e jardins durante o outono
>> Jardim explora conceitos de paisagismo e cria ambiente com flora diversificada

Tags: paisagismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.