03/08/2010

Propostas customizadas para o banheiro

Propostas customizadas para o banheiro

Fonte: Revista do ZAP

Revestimentos, cores e marcenaria refletem estilos e gostos dos donos em projetos de banheiros e lavabos

Projetados em espaços conjugados à área social ou aos dormitórios, banheiros mostram o esmero na escolha de materiais e de acessórios para se converterem em espaços de relaxamento. O mesmo ocorre com os lavabos, planejados para se apresentarem como o cartão de visitas de uma residência ou estabelecimento comercial. Nesta reportagem, selecionamos oito projetos com propostas formatadas para imprimir estilo e corresponder às preferências dos usuários.

Cores sóbrias ou marcantes, luminotécnica e marcenaria desenhada sob medida são alguns dos recursos empregados. Os materiais utilizados também chamam a atenção, como pedras sofisticadas, papel de parede e outros pouco convencionais – a exemplo de seixos e pedriscos. É a função aliada ao apelo da estética, com soluções personalizadas, para configurar esses redutos de conforto e bem-estar.

banheiro azul

Em referência ao azul do mar, os arquitetos Cristiane Aguinaga, Grasiela Biazus e Vitor Almeida elegeram pastilhas cerâmicas no mesmo tom para o banheiro da suíte Luxo para Chamar de Seu – ambiente da Mostra Casa&Cia Praia 2010. Sobre a bancada da pia e no piso da área do boxe, materiais inusitados: pedriscos brancos e seixos rolados de rio com placas de pedra caxambu atérmicas dão descontração e atmosfera praiana ao espaço configurado para um rapaz solteiro.

menino moderno

A partir das preferências do filho Antônio, na época com oito anos, a designer de interiores Patrícia Greco criou o banheiro da suíte Mix do Menino Moderno, na Casa Rústica da Mostra Casa&Cia Praia 2010. Projetado em parceria com o arquiteto Sávio Chaves Brum Leal, o espaço tem a parede revestida por uma faixa de pastilhas de vidro azuis, com acabamento de madeira pínus de florestamento. No forro, destaque para a luminária de acrílico, com desenho que simula a costura da bola de futebol.

banheiro verde

Contemplar desejos e necessidades de uma jovem em um banheiro de apenas 3,3 metros quadrados foi o desafio das arquitetas Cláudia Barcellos e Corina Amon. Pastilhas de vidro verde dão personalidade ao recanto, que mostra armário em laca branca com bandeja e pufe-baú embutidos para facilitar a hora da maquiagem.

banheiro LED

Lâmpada de LED e minibanheira de hidromassagem proporcionam banho relaxante e cromoterápico.

suíte do casal

Tons claros e linhas limpas marcam a sala de banho da Suíte do Casal, ambiente criado pelo arquiteto Marcelo Polido e pela designer de interiores Ana Hnszel que integrou a Casa Cor RS deste ano. O banho relaxante na banheira de hidromassagem tem como pano de fundo a paisagem revelada através dos janelões. Na bancada, duas pias convidam o casal a compartilhar o espaço.

visual clean

O branco predominante confere visual clean ao banheiro projetado pelas arquitetas Aline Barrionuevo e Marta Pons para uma moça solteira. Faixas de pastilhas em tons de verde-água dão movimento ao piso e paredes. No armário aéreo, porta de correr espelhada pode expor ou ocultar as prateleiras internas.

banheiro preto

Papel de parede com gravura geométrica destaca a divisória deste lavabo de uma loja de calçados, na capital gaúcha, projetado pela designer de interiores Iara Longhi. A bancada de granito preto-absoluto foi desenhada com desnível para servir de suporte para as bolsas das clientes. Aplicadas na faixa de vidro preto lateral, pastilhas vermelhas vitrificadas completam a decoração do espaço.

mármore

O rodapé alto e o piso de mármore crema marfil aplicados na área social são repetidos no lavabo deste apartamento no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, com projeto de interiores dos arquitetos Lívia Bortoncello e Mauro Dalmas. Papel de parede listrado remete ao mesmo tom das paredes do living, como mostra a imagem refletida no espelho facetado.

lavabo brinquedoteca

Criado como apoio à brinquedoteca de duas irmãs gêmeas, de dois anos de idade, este lavabo revela facilidades no projeto da arquiteta Karine Queiroz. Para ajudar o acesso das meninas à pia, o móvel baixo com gavetas se transforma em escada. O toque delicado e personalizado fica por conta das flores e da cuba artesanais de cerâmica.

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.