03/04/2016

Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim

Plantas tóxicas podem causar problemas de saúde aos bichos e até mesmo levá-los ao óbito

Fonte: ZAP em Casa

Quem gosta de ter um jardim bem cuidado em casa fica arrepiado só em imaginar o bicho de estimação arruinando toda a grama. Horas e horas dedicadas à jardinagem e, em minutos, o cachorro resolve cavar a terra e destruir todo o visual. Já imaginou?

Evite que os bichos de estimação comam plantas, pois elas podem ser tóxicas a eles (Fotos: Thinkstock)

Apesar de parecer um desastre ter o jardim desfeito pelos animais, são os pets quem mais sofrem com a bagunça provocada por eles mesmos – além das flores, é claro. Plantas tóxicas e espinhosas podem causar doenças e, algumas vezes, até a morte dos bichinhos.

Plantas como Comigo-ninguém-pode, Coroa de Cristo, Copo de Leite, Bico de Papagaio, Unha-de-gato, Aloe Vera (babosa), Tremoço, Tulipa, Samambaia, Azaleia, Chapéu de Napoleão, Espada de São jorge, Jasmin e Lírio da Paz estão na lista das que podem causar problemas de saúde aos animais.

“Algumas plantas causam alterações gastrointestinais, outras dermatites e algumas, como a erva-do-rato, pode causar até mesmo a morte súbita”, alerta Janaína dos Reis, médica veterinária da Mister Vet Centro Veterinário.

Ao planejar a jardinagem, dê preferência para os adubos naturais, caso tenha animais em casa

Determinados adubos também podem ser extremamente tóxicos, como é o caso da Torta de Mamona, de acordo com a profissional. “Quem tem pets em casa deve dar preferência a adubos naturais, pois os que são à base de substâncias químicas são mais perigosos, podendo causar quadros hemorrágicos”, diz Janaína.

“A ingestão de terra pode causar tétano, salmonelose e botulismo”, afirma a veterinária. Ao saber disso, o proprietário que quiser ter jardim em casa tem que evitar que seu animal de estimação coma este tipo de substância.

As mantas colocadas por baixo da grama, segundo a veterinária, são tóxicas, portanto é preciso evitar que o animal encontre uma oportunidade de comê-las. Plantas espinhosas também apresentam perigo. “Se o pet estiver correndo e bater em um arbusto com espinhos, pode lesionar os olhos”, lembra a profissional.

“Animal cansado é animal feliz”, enfatiza Janaína. A veterinária afirma que os animais não vão ter disposição para destruir nada se estiverem felizes. A dica da especialista é investir a energia dos bichinhos em passeios, brincadeiras e outras atividades positivas, assim eles estarão cansados demais para arruinar o jardim.

Primeiros sinais de intoxicação por plantas são: vômitos, diarréia e salivação

Piscinas – Algumas casas têm piscinas perto do jardim, portanto colocar uma proteção sobre elas também é uma atitude sensata para que não ocorra um acidente com animais e crianças. “Existem alguns modelos disponíveis no mercado que cobrem este ambiente e é possível, dependendo do peso, até mesmo andar sobre tal cobertura”, diz a veterinária, que também aconselha como opção de precaução utilizar cercas em volta deste espaço.

Para proteger o jardim para que o animal não o estrague, o paisagista Carlos Lopes sugere colocar uma cerca viva no local, com espécies que não sejam tóxicas aos bichinhos. “Plante mudas em fileiras, uma do lado da outra na distância de cerca de 30 centímetros, para que elas, ao crescerem, façam um fechamento vegetal”, orienta o profissional.

36 Comentários

  1. Essas dicas são ótimas, pois assim eu posso sempre cuidar mais da saúde do meu pet que tanto amo.

  2. Excelente matéria educacional, pois os bichinhos que vão passear, tbem nos Parques e Praças, poderá respirar algumas toxinas nas plantas e passar muito mal..GrataIlsa

  3. Dra. Janaína, obrigada por tantos ensinamentos. Não podemos pensar apenas num lindo jardim. Junto com isso precisamos cuidar de um inocente animal.Celide Donati

  4. Uma flor bastante venenosa é a boa noite que não foi citada e o pé de espirradeira, também.

  5. muito bom o alerta , temos que cuidar bem dos amiguinhos e não deixa los expostos a perigos ….

  6. Muito boas essas dicas. Deve ser horrível saber que o animal de estimação ficou doente ou morreu por descuido nosso. Vamos amar e cuidar mais dos animais. Eles são nossos irmãos em evolução!

  7. Sou defensora dos nossos heróis e achei muito interessante a reportagem da veterinária Janaina e postei no meu face, inclusive, para ajudar aos que ainda não conhecem sobre as plantas que agridem nossos bichinhos. Parabens a equipe e a veterinária Janaina.M. Augusta

  8. Que tipo de planta podemos fazer uma cerca viva? Que ñ seja tóxica para os pets, der alguns exemplos. Obrigado

  9. Boa noite!Gostei das orientações,pois tenho jardim em casa e já tomava cuidado com meus animais, para que não aconteça esse tipo de acidente e agora mais ainda,espero que outras pessoas tenham a mesma atitude, afinal nossa casa fica bem mais alegre com a felicidade de nossos animais, tenho três cachorros lindos e os amo muito.Leila Marques

  10. Adorei as informações.Nossos animais merecem todo carinho e cuidados. É o mínimo que devemos fazer para retribui todo o bem que eles nos fazem.

  11. Nossa, tenho uma cachorra waimarainer que é super sensível e possuo no quintal uma espada de são jorge, vou dar a planta amanhã mesmo!Muito boa a matéria, as informações são sempre muito importantes, e essa eu agradeço muito, pois amooooooooo a Leona, minha cachorra!

  12. Gostei da indicação da minha poodle gosta de comer uma graminha, daqui para frente, será proibida, realmente tenhas algumas dicas que são muito importantes, principalmente para quem gosta dos bichanos. valeu obrigada

  13. Plantas toxicas devem ser evitadas para quem tem animais e crianças !!Parabens pela matéria Pode se optar por plantas adaptadas para animais domesticos

  14. Gostei das orientações, pois deveria as secretarias de saúde fazer uma divulgação sobre os riscos destas plantas,eu mesmo quase perdi a minha visão por causa de uma arvore leitera que contém látex altamente tóxico,temos também outra planta que é muito venenosa que é o pinhãozinho roxo,pois uma baga dele mastigada e ingerida pode levar à morte,porque contém oxilato de cristais que perfuram internamente,sem mais obrigado.

  15. Apreciei as informações e daqui em diante tomarei os devidos cuidados para não expor meus animais de estimação aos perigos do jardim.

  16. Adorei a dica,parabens.Mas não entendi o caso d azaleia e do lirio da paz.Gostaria de mais esclarecimento.Obrigada e tenham um bom domingo

  17. Muito importante a orientação postada ; o uso indiscriminado de adubação química também é prejudicial para crianças e adultos (homens e mulheres).

  18. Adorei o artigo. tenho gato e procuro mantê-lo longe das plantas, que sei serem tóxicas para êle.Gatos gostam de capim , porisso tenho procurado plantar umas mudinhas para meu precy.

  19. Parabéns pela reportagem, dicas muitoimportante para quem tem um animal deestimação.Tenho uma labradora com 6 -meses que come tudo tomo o máximo decuidado mas mesmo assim tem coisas quenão era de meu conhecimento.

  20. Moro em Caragua, tenho um jardim enorme e uma labradora com 6 mesesque come tudo agora já sei quais plantas perigosas, ótima reporta-gem.

  21. Ótima reportagem, tenho um lindo jardim minhas plantas estão todas cercadas,tenho uma labradora de umano devora tudo,sabia de algumas plantas perigosas mas não todas essasobrigado pela informação

  22. gostaria de obter uma orientação para cercar minha piscina, pela segurança dos cães (uma delas,filhote),sem tornar o ambiente “pesado” e feio. Agradeço desde já.Renata

  23. Bom tarde tenho chácara com gatinhos, por favor gostaria de saber qual planta serve para fazer cerca viva? Gostei das informações, obrigada, Marilda.

  24. Muito interessante e importante essa orientação. Existem tantas coisas úteis que deveriam ser mais divulgadas para um aproveitamento consciente dessas realidades que só ajudam e orientam para um melhor procedimento em diversas situações. Obrigado.

  25. ESSA MATÉRIA É MUITO IMPORTANTE MESMO PORQUE TIVE UM ENORME TRABALHO COM MEU CÁGADO QUE POR ACIDENTE COMEU SAMAMBAIA E TEVE UMA TERRÍVEL HEMORRAGIA.GRAÇAS AO MEU BOM VETERINARIO DR WALTAIR DA GRANJA AQUI DE NILÓPOLIS, ELE FOI SALVO COM ANTI-HEMORRÁGICOS,ANTIBIÓTICOS E VITAMINAS POIS FICOU MUITO ANEMICO.. PORTANTE DE OLHO NAS PLANTAS….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.