14/09/2011

Quais são os tipos clássicos de café, você sabe?

Quais são os tipos clássicos de café, você sabe?

Fonte: Revista do ZAP

Como são compostos e preparados os tradicionais espresso, café ao leite, capuccino, mocacchino, macchiato, entre outros sabores inesquecíveis

Cortado

Espresso: É a verdadeira essência do café, na sua forma mais concentrada. É preparado através da passagem de água muito quente (mas não fervente) sob alta pressão pelo café moído. É feito sob a pressão e possui uma maior consistência que o café coado, uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume e é servido em doses. É muito volátil e muitos de seus componentes químicos se perdem pela oxidação ou perda de temperatura.

Café Americano: Na verdade, é uma forma europeia de beber o café espresso, adicionado de 50% ou mais de água quente. Recebeu este nome porque os norte-americanos tomam muito café, mas o preferem com sabor menos acentuado.

Cafè Latte: Café ao leite, um clássico: leite vaporizado e espresso, coberto por espuma de leite. No Brasil é cinhecido como “pingado”, por possuir uma coloração mais escura (pela maior quantidade de café do que de leite na xícara) do que o café com leite brasileiro, em geral mais esbranquiçado (composição de mais leite do que café, ou por um café mais aguado, na xícara).

Cappuccino: Há gerações, é elaborado com leite cremoso sobre o espresso. É uma bebida italiana preparada com café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado.

Café Moka (Mochaccino): Reúne tudo o que é bom: chocolate, espresso, leite vaporizado e chantilly. Mocha é o tipo de grão de café com um sabor achocolatado, originalmente cultivada no Iêmen e de lá exportado por meio do porto de Mocha, no Mar Vermelho. Na Europa, refere-se tanto ao café com chocolate ou simplesmente ao café feito com grãos de mocha. É normalmente feito com um terço de expresso e dois terços de leite evaporado,mas uma porção de chocolate é adicionada em forma de chocolate em pó meio amargo ou ao leite. A receita também pede nata batida (chantilly) pulverizado com canela ou cacau em pó.

Macchiato: Espresso “manchado” com leite vaporizado. Na Itália, país de origem, é feito com uma camada de leite cremoso, espresso e leite vaporizado por cima. Conta a lenda que esta era a forma usada pelos baristas para identificar quais xícaram continham macchiato em vez de expresso.

Leia mais
>> Especial: Café, um universo rico em sabores, texturas e história
>> Café do Mercado: especialização em perfis de torra
>> Press Café: aroma intenso e… nada de açúcar!
>> Café do Porto: agito gourmet
>> Z Café: blends exclusivos e cardápios diferenciados
>> Confira as receitas exclusivas de cafés elaboradas por baristas e proprietários de cafeterias
>> Conheça a trajetória histórica de coincidência e sucesso do café
>> Brunch: o café da manhã reforçado evolui para novos hábitos
>> Canecas para divertir e decorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.