28/08/2021

Qual a melhor pedra de granito para sua pia da cozinha ou bancada?

A bancada ou pia da cozinha é um elemento tão essencial que, muitas vezes, pode parecer uma escolha simples de fazer ao elaborar o projeto de decoração do ambiente. Porém, por trás do fato de ser um item comum, existem critérios a serem levados em consideração. A beleza é um deles. Também entram entre os requisitos a resistência e o orçamento. Desta forma, a pedra de granito se torna uma opção atrativa para compor a decoração. Saiba como escolher a melhor pedra de granito para pia da cozinha ou bancada.  

Leia também

+ 6 tendências para deixar a casa na moda sem perder a originalidade

+ Decoração de quarto de irmãos exige sintonia entre as personalidades

+ Decoração com vidro leva modernidade e ousadia aos ambientes

A pedra de granito atende a todos os requisitos na hora de escolher qual material usar na pia da cozinha ou na bancada. “O granito é uma excelente opção para bancadas e pias. Atualmente é o que temos de melhor com relação a custo e benefício, principalmente em cozinha, onde devemos nos atentar mais para a resistência das pedras”, explica a arquiteta Fernanda Hardt, do escritório Mira Arquitetura. Ela ainda ressalta que a pedra de granito é capaz de se encaixar em qualquer tipo de bolso. “O granito cabe no orçamento, é a opção mais em conta que temos no mercado que alia preço e resistência”. 

Relação custo x benefício é uma das vantagens da escolha pela pedra de granito
Relação custo x benefício é uma das vantagens da escolha pela pedra de granito

Outra vantagem é que existem muitas opções de pedra de granito para aliar com o gosto do morador e a harmonia do projeto de decoração. “Existem muitas opções no mercado, mas as mais usadas, normalmente, são o Granito São Gabriel, o Itaunas e o Cinza Andorinha. Todos possuem uma ótima resistência à água e ao calor, portanto não tem um que seja específico para cada caso”, diz a arquiteta Juliana Rinaldi Abbade, do mesmo escritório. 

Outro fator essencial é o tipo de acabamento. “O que também é importante na escolha da pedra é o acabamento dela: se vai ser polido, levigado, isso interfere na resistência dela também. E o polido resiste mais. Além disso, o tratamento da pedra de granito interfere na decoração. O levigado (fosco) deixa o espaço mais moderno e o polido é o mais tradicional”, ressalta Juliana.

Resistência da pedra de granito é fator importante para usá-la na pia da cozinha - Foto: Mariana Orsi
Resistência da pedra de granito é fator importante para usá-la na pia da cozinha – Foto: Mariana Orsi

Também existe grande variedade de tonalidade da pedra de granito e a decisão depende do tipo de projeto. “A escolha de qual tonalidade é melhor é muito particular. Mas as pedras mais claras costumam ser mais coringas, pois não chamam tanta atenção como as mais escuras. Recomendamos olhar o todo para escolher o tom das pedras, para direcionarmos o foco do ambiente”, ressalta Fernanda. 

Leia mais

+ Quanto custa morar sozinho? 5 dicas para organizar as finanças

+ 5 dicas para dividir apartamento com amigos

+ O que é registro de imóvel e como conseguir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.