13/07/2021

Qual a posição ideal do modem em casa para distribuir o sinal

Ter um sinal de internet de qualidade tornou-se algo ainda mais essencial durante a pandemia, quando a necessidade de ficar em casa e estar conectado virou rotina. E é possível dar uma força para alcançar o melhor desempenho, já que a instalação do modem em casa pode diminuir ou amplificar o sinal da internet.

Leia também

+ Duchas: conheça as diferenças entre modelos e escolha a melhor para seu banheiro

+ Saiba como deixar um apartamento seguro para gatos

+ Saiba como ter uma lavanderia bem planejada

Ao instalar o modem em casa é importante ressaltar que o tamanho do imóvel influencia na qualidade do sinal. “O modem tem uma taxa de transferência que significa a quantidade de dados que podem ser transferidos de um local para outro em um determinado período de tempo (velocidade). Logo, o tamanho do imóvel influencia na performance da cobertura WiFi e a melhor frequência depende do tipo de uso da internet”, explica Christiana Mello, diretora de Marketing da Unidade de Soluções Residenciais da TIM Brasil.

Local do modem em casa

Outra questão é o local onde o modem será instalado. “O indicado é o posicionamento do modem em casa de forma centralizada, para distribuir o sinal de maneira equilibrada. Assim, todos os cômodos terão sinal”, ressalta. O arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, explica que pode ser necessário mais pontos de internet. “Um apartamento grande precisa de mais pontos de internet ou repetidores de sinal. Já um pequeno pode ser atendido com um ponto na sala”.

Localização da instalação do modem deve ser centralizada no imóvel para ampliar o sinal - Imagem: Tim Divulgação
Localização da instalação do modem deve ser centralizada no imóvel para ampliar o sinal – Imagem: Tim Divulgação

É ainda preciso ter atenção na posição do modem em casa porque ela impacta na distribuição de sinal. “O mais recomendado é a instalação do modem no alto. Além de haver menos barreiras, como móveis, as ondas de rádio se propagam para frente e para baixo. Colocar o equipamento no chão ou em móveis baixos não favorece a distribuição do sinal e piora a performance do WiFi”, diz Christiana.

Recomendação é que modem deve ficar em lugares altos por haver menos barreiras
Recomendação é que modem deve ficar em lugares altos por haver menos barreiras

Leia mais

+ Aprenda a decorar uma cozinha conectada à copa

+ Saiba como escolher bares e adegas para casa

+ Como comprar pisos para áreas molhadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.