13/07/2011

Qual é o ambiente da casa que o morador mais deseja reformar?

Fonte: O Globo

Baseado na pesquisa desenvolvida pela socióloga Natália Tanese Miranda sobre a relação de moradores com suas residências, o Morar Bem – caderno do O Globo – , depois de percorrer as ruas do Rio para saber que item da casa os cariocas levariam para uma ilha deserta, foi descobrir qual é o ambiente que eles desejariam reformar. A cozinha e o banheiro foram os espaços que mais apareceram nas respostas.

(Foto: Divulgação)
Cozinha é o lugar mais desejado para reforma (Foto: Divulgação)

De acordo com o estudo de Natália, a cozinha é o lugar mais desejado para reforma pelos moradores. A arquiteta Helena Bernardo explica que a cozinha é o coração da casa, lugar onde muitos se reúnem durante festas e almoços. Por este motivo, há moradores que pensam em integrá-lo à sala, proporcionando maior vínculo entre os presentes.

“Atualmente, o morador tem o desejo de que este ambiente esteja visível de qualquer ponto da residência e que não fique isolado dos demais cômodos. A sua abertura promove maior sensação de amplitude da casa e de encontros entre os que habitam aquele espaço”, diz Helena.

A empresária Ana Lúcia Santos gostaria de reformar a cozinha, tornando-a mais moderna. Mas ela tem um motivo diferente para o tal desejo: dar maior inspiração às suas criações gastronômicas.

“Não me considero uma mulher convencional nas receitas. Adoro inventar pratos e seria bom ter uma cozinha nova, diferente, para combinar com o meu jeito”, diz.

A mestre de obras Mônica Aragão ressalta que, na Zona Norte, a cozinha é a que mais aparece nas solicitações para reformas, principalmente por parte das mulheres. Já na Zona Sul, o quarto e a sala também são parte dos desejos por transformação, como mostra o vídeo.

LEIA MAIS:

Confira dicas para fazer um jardim perfumado

Casa de novela: um ateliê de boas ideias em Insensato Coração

1 Comentário

  1. Nossa ameeeeeeiiiiii muuuuuuuuito; tudas essas imagens!! dá muuuuuuuuito gosto de ver. Parabéns pra todos quê criam todas essas maravilhas!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.