04/08/2020

Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

Apesar de ser conhecido mundialmente como um país de calor e praias, o Brasil também tem regiões mais frias. Em algumas delas, a temperatura costuma cair bastante com a chegada do inverno. O país não possui um sistema de calefação apropriado para essa estação, então os brasileiros recorrem ao aquecedor portátil para dar uma esquentadinha em casa nos dias mais frios.

Quem já pesquisou sobre aquecedor portátil deve ter se deparado com uma variedade de tipos. Para escolher o ideal para o ambiente que você deseja aquecer, vamos apresentar cada um deles e explicar como funcionam. Veja abaixo!

Aquecedor portátil: quais são os tipos?

É frustrante comprar um aquecedor portátil e não conseguir esquentar o ambiente que deseja, por isso conhecer a diferença entre cada tipo ajuda a saber se ele vai corresponder às suas expectativas. Além da capacidade de aquecer, você deve ficar atento a outras características. Existem aquecedores que gastam mais energia, por exemplo. Conheça cada um deles e escolha o que vai deixar sua casa mais quentinha para durante o inverno.

Termoventilador

Este tipo de aquecedor lembra um ventilador. A resistência fica acoplada às hélices, que quando giram aceleram a troca de ar e ajudam a dissipar melhor o calor. É um modelo que aquece rapidamente o ambiente, consequentemente o próprio aparelho fica logo quente.

Os termoventiladores têm um sistema simples de regulagem de potência. Em comparação aos outros aquecedores portáteis, ele faz mais barulho. Geralmente são mais baratos e compactos, sendo fáceis de carregar para outros lugares.

Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

Aquecedor Portátil Halógeno

As resistências dos aquecedores halógenos são visíveis e protegidas apenas por uma grade. Por conta desse formato, o aparelho fica bem quente, então é preciso ter cuidado na hora de usá-lo. Os aquecedores halógenos têm entre 2 ou 3 resistências que ficam voltadas para frente. Diferente do termoventilador, que espalha o calor por conta das hélices, o aquecimento acaba sendo mais direcionado. 

Para aqueles que buscam um aquecedor portátil para dormir, o halógeno pode não ser a melhor opção. Ele fica aceso no escuro, já que se utiliza de lâmpadas, atrapalhando quem se incomoda com claridade. Ele é uma ótima opção para quem precisa de um aparelho que esquente uma direção específica do ambiente.

Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

Aquecedor Portátil a Óleo

Este tipo de aquecedor não esquenta diretamente o ar. Ao ser ligado na tomada, a resistência aquece o óleo que fica dentro de uma estrutura de metal e o faz circular por todo o aparelho. Durante esse processo, o aparelho troca calor com o ambiente. Isso faz com que ele demore um pouco mais para aquecer.

O óleo que fica dentro não precisa ser trocado. Apesar de possuir rodas para levá-lo de um lugar a outro, o aquecedor a óleo costuma ser maior que os termoventiladores e aquecedores halógenos, porém a sua distribuição de calor é mais eficiente e ele é indicado para ambientes maiores.

Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

Aquecedor Portátil Cerâmico

Ao ser ligado na tomada, este tipo de aquecedor primeiro esquenta uma placa interna de cerâmica. Ela retém o calor, que é espalhado de maneira uniforme por meio de uma ventoinha. O aquecedor cerâmico pode ser tanto portátil quanto instalado no ambiente como um ar-condicionado.

Para famílias com crianças, esta pode ser uma boa opção de aquecedor portátil. Alguns modelos têm duas funções bem interessantes. A primeira desliga o aquecedor sozinho se algo fechar a saída de ar. A segunda também faz com que o aparelho desligue sozinho caso você programe uma temperatura específica. Ele volta a funcionar se o ambiente fica muito frio.

Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

Climatizador e ar-condicionado

Estes dois tipos não funcionam apenas para os dias frios. Climatizadores e ar-condicionador também podem deixar o ambiente geladinho nos dias quentes. Se tornam a opção ideal para quem mora em regiões do país que tem mudanças bruscas de temperatura no decorrer do ano.

No geral, os climatizadores têm um reservatório de água que tanto quando esquentam ou esfriam vão umidificar o ambiente. Quem optar pelo ar-condicionado portátil Quente ou Frio precisará ter um buraco, janela ou porta no ambiente que deseja aquecer, pois ele vem com uma tubulação desmontável para jogar o ar quente fora.

Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

Dicas e cuidados com o aquecedor portátil

Algumas precauções são necessárias independente do tipo do aquecedor portátil escolhido. Confira uma lista de cuidados para evitar acidentes em casa:

1 – Não seque roupas ou outros objetos em cima do aquecedor e evite que ele fique perto de tecidos como cobertores, cortinas e almofadas. Dessa forma você evita a possibilidade de um incêndio.

2 – Não deixe que crianças e animais se aproximem do aparelho, principalmente quando estiver ligado na tomada ou desligado há pouco tempo. Evita queimaduras.

3 – Cuidado quando sair do ambiente aquecido para outro que esteja muito frio. Evite choques térmicos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.