20/10/2015

Veja tipos de varais práticos para sua casa

Opções incluem modelo para pendurar lingeries e utensílios retráteis

Fonte: Revista do ZAP

Opções incluem modelo para lingeries e utensílios retráteis, que não ocupam muito espaço

Secar as roupas. Um processo natural e que deveria ser simples, mas muitas vezes acaba se tornando uma dor de cabeça. Falta de espaço para o varal, área de serviço que não pega sol, cordas pequenas demais para os lençóis. A boa notícia é que a indústria de varais vem buscando soluções para estes casos e desenvolvendo utensílios para as mais diversas situações.

 

varal-shutter

Em lojas especializadas em varais é possível encontrar, por exemplo, os modelos individuais. Cada vareta – um tubo de alumínio que substitui a corda tradicional – tem um mecanismo individual para ser baixada e levantada.

Isso reduz o peso do varal e facilita na hora de pendurar poucas peças de roupa, já que não é necessário mexer toda a estrutura, e sim apenas a que se pretende usar.

Varal Individual
Varal Individual em alumínio levanta e desce uma vareta por vez (Foto: Divulgação / JC Varais)

O modelo precisa ser instalado num local onde haja parede lateral, para fixação dos comandos – os anéis usados para movimentar cada vareta. Sobre o manuseio do varal individual, é preciso usar a haste de suporte para baixar e erguer as “cordas”, por causa da velocidade com que elas caem se a vara auxiliar não for usada.

Varal de teto individual
O varal individual possui roldanas deslizantes com eixo de metal (Foto: Divulgação/JC Varais)

Assim como as opções tradicionais, os varais individuais podem ser instalados no teto ou na parede. No primeiro caso, se o forro for de gesso, fura-se através dele e até a laje, onde é fixada uma bucha de aço; o acabamento é feito pelo suporte do varal. Quando não há espaço no teto, pode-se optar por usar braços presos à parede para fazer a instalação.

Varal de teto tradicional
Varal tradicional para teto com espaço para colocação de tela para secar roupa aberta. Preço sob consulta (Foto: Divulgação/Pluma Varais)

Quem opta pelo varal tradicional em vez do individual também pode comprar uma tela, presa cerca de 15 centímetros acima das varetas, usada para estender roupas de tecidos delicados ou com tendência a deformar se penduradas nas cordas.

Os tamanhos dos varais vão de 80 centímetros a 1,5 metro de largura, com opções de seis e de oito varetas.

Para facilitar o trabalho de movimentar o varal quando este está cheio, é possível instalar também uma manivela, que pode estar em qualquer parede do cômodo, ou mesmo um motor elétrico.

Ambos os mecanismos têm a capacidade de parar a subida ou descida caso em qualquer ponto, o que permite, por exemplo, estender lençóis sem que encostem no chão.

Ainda fixos, mas sem ser suspensos, há os varais de parede retráteis. Com seis, sete ou oito varetas, de acordo com o tamanho, a vantagem deste modelo é o fato que, quando não está em uso, pode ser fechado e ocupar apenas cerca de três centímetros de espessura rente à parede.

A menor dimensão do varal de parede é 33 por 38 centímetros, com seis varetas. A partir de 80 centímetros de largura está disponível em versões com sete ou oito varetas.

Também retráteis, existem os modelos de sanfona, que em vez de baixar são recuados e ficam com cerca de dez centímetros junto à parede.

varal sanfonado
Varal sanfonado possui a vantagem de ser “dobrável”. A dona de casa pode esticá-lo apenas quando for necessário (Foto: Reprodução – Estação dos Varais)

Ainda falando dos modelos fixos, tem-se a opção de muro, que pode ser completamente presa ou do modelo removível, em que a haste horizontal pode ser dobrada para a lateral ou retirada.

Varal com cabo de aço
Varais com cabo aço são ótima opção para quem possui um espaço mediano na área externa. Preço sob consulta. (Foto: Divulgação/ Central dos Varais)

O varal com cabo de aço, também chamado de artesanal, é outro dos modelos fixos. As hastes de sustentação são colocadas a cada 2,5 metros, e o comprimento dos fios – em número máximo de seis – é feito sobre medida.

Para quem quer aproveitar o vento e o sol do quintal, mas também quer poder deixar a área liberada para receber visitas, existe o varal de pátio. Com cordas de polipropileno de 7 ou 10 metros de comprimento, a opção pode ser estendida quando em uso ou, se não, fica enrolada a um canto da parede.

Este modelo necessita que haja duas paredes paralelas, pois o suporte fica em uma delas e a ponta das cordas na outra.

 

Varal calceiro
Este modelo chama varal calceiro, feito para pendurar calças. O item está à venda na Varais Online por R$ 78,80 (Foto: Divulgação/Varais Online)

Ainda entre os modelos fixos pode-se citar o calceiro, o íntimo  e o cabideiro.

Varal íntimo
Varal íntimo pode ser instalado no banheiro ou na lavanderia. É ideal para peças pequenas, como lingeries. Preço sob consulta. (Foto: Divulgação/Central dos Varais)

Varais de chão
Uma das primeiras vantagens que se nota nos varais de chão é que, por serem móveis, podem “perseguir” o sol, seja no quintal da casa ou na sala do apartamento. Outro aspecto positivo é o fato de serem dobráveis, o que permite guardá-los em armários ou atrás de portas, ocupando pouco espaço.

Os modelos tradicionais são bastante conhecidos, constituídos de pés que abrem e fecham em “X”. Podem ter estrutura em cano redondo ou quadrado, mas a diferença, é meramente estética e de preços.

Para ocuparem o mesmo espaço quando estão guardados, mas receberem mais roupas quando em uso, existem também os modelos com abas.

Varal de Chão com Abas
Este varal de chão possui abas dobráveis, que facilita na hora de guardar. À venda online por R$ 59,76 no Walmart (Foto: Divulgação Walmart)

 

O varal giratório, com dois metros de altura, também é uma opção para lençóis e calças. A coroa, quando aberta, tem 2,2 metros de diâmetro. É uma alternativa móvel, mas também pode ser chumbado no chão.  Não é indicado para coberturas, onde o vento forte pode derrubá-lo, a não ser que seja fixado.

Varal Giratório
Varal giratório é indicado para quem tem um espaço maior no quintal. Conforme bate o vento, o varal gira para secar a roupa. Preço sob consulta. (Foto: Divulgação/Pluma Varais)

+ Dicas caseiras ajudam a cuidar das roupas sem precisar da lavanderia profissional

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ 10 dicas para decorar e organizar lavanderia

+ Aprenda como remover manchas de ferrugem com receitas caseiras

+ Aproveite a mudança de estação para organizar o armário

+ Casa em ordem: 10 dicas para organizar a sala de estar

+ Como limpar o fogão e o forno?

+ Veja dicas simples para manter o guarda-roupa organizado

+ Saiba como eliminar ácaros do quarto

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.